Pular para o conteúdo

Macaé bate recorde de arrecadação em 2018

De acordo com dados do Executivo, Saúde e Educação são os setores com mais investimentos.
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Com uma arrecadação anual de R$ 2.475.480.648, enquanto o previsto era de R$ 2.041.040.100, a atual gestão do município apresentou as contas do terceiro quadrimestre, fechando os números de 2018. De setembro a dezembro, o superávit de arrecadação foi de 23,3%. No acumulado do ano, chegou a 21,3%. Os dados foram apresentados pelo subsecretário de Fazenda, Deroce Barcelos, e pelo controlador Luiz Carlos Cunha, nesta quinta-feira (28), na Câmara de Macaé. A audiência pública foi realizada em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
De acordo com Deroce, o principal responsável pelo aumento na arrecadação foram os royalties, que tiveram alta de 63,4% acima do previsto para 2018. As receitas próprias também acumularam alta de 5,6%, assim como o IPTU (18,53%), o ICMS (16,94%) e o ITBI (26,72%). “Mesmo tendo superado a previsão para 2018, os recursos oriundos do IPTU foram 23,3% menores com relação a 2017. Além disso, o ISS caiu 10,22% em relação ao previsto no orçamento, fruto da desmobilização da Petrobras”.
Conforme informou o controlador Luiz Carlos Cunha, outro fator que contribuiu para o aumento na arrecadação foi o aporte do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaé (MacaePrev). “Uma das aplicações do instituto venceu e precisou ser contabilizada, elevando a receita para além do esperado”.
Mesmo com o saldo positivo, Luiz Carlos afirma que o município tem despesas muito altas e a maior delas é a folha de pagamento. “74% das despesas de pessoal estão na Saúde e na Educação, o que mostra o compromisso do atual prefeito com essas duas áreas”. Contudo, as despesas com a folha foram readequadas, culminando em uma diminuição de gastos, como esclareceu o controlador.
Para os representantes da Prefeitura de Macaé, a reforma administrativa e a diminuição dos contratados e extraquadros contribuíram bastante para o superávit. “A redução de alguns investimentos em diversas áreas também ajudou, mas não implicou em falta de serviços ou atendimento à população”, afirmou Luiz Carlos.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.