Câmara pede cumprimento de leis ignoradas pelo Executivo

As cobranças ao cumprimento da legislação são de Marcel Silvano e de Maxwell
Foram aprovados na sessão desta terça-feira (27), na Câmara Municipal, dois requerimentos do vereador Marcel Silvano (PT). O primeiro diz respeito ao não cumprimento da Lei 4.392/2017, que determina a disponibilização de números, horários e itinerários dos veículos de transporte público nos pontos de ônibus e terminais da cidade. O segundo pede esclarecimentos pela não execução da Lei 4.462/2018, que prevê a colocação de placas informativas nos prédios históricos, que ajudem a contar a história de Macaé.
Segundo o autor dos requerimentos, a Lei 4.392/2017 já está em vigor há dois anos e a 4.462/2018 está na mesma situação há um ano e quatro meses. “É direito do povo saber a sua história, por isso é tão importante que coloquem as placas nos imóveis históricos”. Marcel também reforçou a necessidade de dar acesso às informações sobre os ônibus que circulam na cidade. “O cidadão não consegue saber quando chegará em casa, pois os horários não seguem um padrão e não há como fiscalizar dessa maneira”, esclareceu.
Maxwell Vaz (SD) também mencionou outra lei que vem sendo descumprida pelo Executivo, a do arranjo físico na rede elétrica, telefônica e de internet das vias públicas. De acordo com o parlamentar, um emaranhado de fios e cabos aéreos poluem o visual da cidade e causam insegurança aos transeuntes. “Fiz uma lei que foi aprovada por esta Casa dando poderes ao prefeito de ordenar e multar as empresas que não cumprirem as normas de instalação, mas até hoje nenhuma providência foi tomada para solucionar o problema”.
Terminal Central
Maxwell Vaz também apresentou um requerimento que solicita o cronograma físico e financeiro da obra do Terminal Central. Além da demora na conclusão da reforma, ele alegou que os impactos no trânsito e na locomoção das pessoas são enormes. “Instalaram roletas nas calçadas, prejudicando a circulação nos espaços públicos. Os terminais foram improvisados em pontos de ônibus que não têm capacidade para receber os passageiros e não há previsão para isso acabar”. A proposta foi aprovada pelos demais parlamentares presentes. 

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.