Aberta a exposição A Casa e o Tempo na antiga sede do Legislativo

A entrada é franca e o conteúdo é acessível a crianças e pessoas com deficiência (PcD) - Foto: Tiago Ferreira

Um momento pedagógico, voltado para pessoas de todas as idades, e repleto de curiosidades históricas. É o que o público pode esperar da exposição “A Casa e o Tempo”, aberta à visitação a partir desta quarta-feira (15), no Centro Cultural do Legislativo, antiga sede da Câmara de Macaé. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é franca.


Visitas guiadas

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Municipalizado Raul Veiga, em Glicério, Região Serrana, foram os primeiros a visitar a exposição. Contudo, as visitas guiadas (escolas e grupos) necessitam de agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone 2772-4885 ou e-mail coord.museu@cmmacae.rj.gov.br.


Acessibilidade

O conteúdo é acessível a pessoas com limitação visual, cadeirantes e outros tipos de deficiência. Cada imagem/texto conta com um QR Code que direciona para a explicação em áudio sobre aquele conteúdo. O local também dispõe de funcionários para orientar e tirar eventuais dúvidas.


A partir de 4 anos de idade

Parte da exposição foi pensada exclusivamente para as crianças, com conteúdo lúdico e interativo. Ao final do passeio histórico, os visitantes ainda têm a chance de complementar essa narrativa, compartilhando com o público como Macaé passou a fazer parte da sua própria história.


Aprendendo história local e do Brasil

A professora Maria Elvira, que há 25 anos leciona história na rede municipal e acompanhou o grupo de estudantes do colégio Raul Veiga, destacou que o conteúdo histórico é muito amplo e, por isso, é possível trabalhar com jovens e crianças de diferentes idades e anos escolares. “Aqui é abordado desde o descobrimento, o Brasil Império, as várias fases da República até os dias atuais”.

A professora enfatizou ainda o rico conteúdo que registra as transformações ao longo desse período em Macaé, no Brasil e no mundo, já que as histórias estão entrelaçadas. “O interessante é que a narrativa é contada a partir da nossa cidade, desde os primeiros habitantes, a formação do povoado, a criação da Vila de São João de Macaé e a emancipação do município”.

Por que visitar

O estudante do 7º ano Miguel Nocchi, 12 anos, demostrou satisfação em aprender história no próprio local em que ela aconteceu. “Aprender assim é bem mais interessante. Acho que todos deveriam vir conhecer a história de Macaé. Só assim podemos seguir adiante sem cometer os velhos erros do passado”. A aluna do 7º ano Yasmin Morais, 12 anos, concorda: “Acredito que esse conhecimento é importante para melhorarmos também como cidadãos, pessoas, tanto a nossa atuação coletiva quanto a individual”, disse.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.