Alunos da rede municipal visitam a Câmara de Macaé

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">&nbsp;A visita incluiu a passagem por diversos setores, como o plenário e a sala da presidência,&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">com a explicação das respectivas funções.</span>

De 18 a 25 de agosto, a Câmara Municipal de Macaé recebe a visita de estudantes do Colégio Municipal Zelita Rocha à Câmara Municipal. Aproximadamente 120 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participam da atividade prevista no currículo de História e Geografia do município e contam com o acompanhamento das professoras. A visita incluiu a passagem por diversos setores, como o plenário e a sala da presidência, com a explicação das respectivas funções.
 

O grupo foi recebido no Salão Nobre pela servidora da Casa, Cleris Renata Golzio, que já lecionou História e trabalha no setor de Arquivo. “É um prazer para mim ver essas crianças desde cedo crescerem na construção da identidade de seu papel de cidadãos”, afirmou Cleris, que contou, resumidamente, a história do Legislativo macaense desde a sua implantação em 1814 até a inauguração da nova sede, o Palácio Natálio Salvador Antunes, que passou a funcionar em 2013.
 

Os alunos também assistiram ao documentário “Caminhos para o visitante apressado”, a partir de texto do professor, escritor, poeta, historiador e jornalista Antônio Alvarez Parada (1925 – 1986), também autor da letra do Hino de Macaé. O texto descreve pontos tradicionais de Macaé nos anos 1960, que o vídeo ilustra com imagens de época e do tempo atual. A visita guiada encerrou-se na sala da diretora geral da Câmara, Denize Cardim, que, numa descontraída conversa com as crianças, falou sobre o papel do Legislativo.
 

“Nessas ocasiões, sempre procuramos transmitir aos estudantes a consciência de que esta é a Casa do povo, bem como a noção de que a formação política de cada um é fundamental para a tomada de decisões na cidade, no estado e no país”, afirmou Denize. A aluna Ivi Medeiros Carvalho, de 8 anos, demonstrou ter compreendido bem o papel institucional da Câmara: “É muito importante aprendermos como são feitas as leis e como os vereadores ficam de olho no que o prefeito faz”. 
 

As visitas do Colégio Zelita Rocha prosseguem até a próxima terça-feira (25) e incluem o Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, antiga sede da Câmara.
 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.