Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Audiência do Plano Diretor aborda meio ambiente

Terceira audiência acontecerá na próxima terça (8)

A Câmara Municipal de Macaé sediou, na noite desta quinta-feira (3), a segunda audiência pública sobre o Plano Diretor, que definirá as políticas urbanas da cidade para os próximos dez anos. O tema tratado foi “Meio Ambiente”. O evento, presidido pelo vereador Welberth Rezende (PPS), teve também a condução da secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz Moreira dos Santos, e do gerente do Plano Diretor, Glauro Franco.

 

“Quero comemorar a maior presença de participantes com relação à primeira audiência, o que mostra que o movimento ambiental em Macaé está mais articulado”, disse a bióloga Dominick Werneck, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ela também enfatizou a importância da educação ambiental prevista no Plano Diretor.

 

Realizada após câmaras temáticas com maior participação popular, a audiência foi marcada por discussões técnicas e redacionais sobre o texto do plano. Envolveu, portanto, principalmente, especialistas de órgãos públicos e representantes de entidades interessadas no tema. Definições acerca da linguagem jurídica contaram com a contribuição de Rodrigo Peçanha, procurador de Assuntos Urbanísticos e Ambientais do município.

 

Situações da Região Serrana tomaram a maior parte do tempo.  A preservação das áreas verdes e nascentes de água, bem como o uso sustentável, econômico, inclusive, considerando as necessidades da população local, foram as maiores preocupações dos participantes.

 

Cargas perigosas em horário de rush

 

Com relação a todo o município, foram discutidos temas como a arborização de locais públicos e a circulação de cargas perigosas – tóxicas ou de grandes proporções. Também veículos acima do padrão de largura e comprimento foram considerados. “Conforme o tipo de carga e o tamanho, uma carreta trafegando em horário de rush pode significar até perigo de morte para as pessoas”, disse o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno.

 

Estava prevista, ainda, a discussão do tema “Saneamento Básico”, que não ocorreu, devido à definição de que as discussões deviam terminar às 21h. “Como as audiências devem ser aprovadas pelo plenário da Câmara, a data para a discussão do saneamento será fixada numa sessão ordinária da Casa”, explicou Welberth. A primeira audiência do Plano Diretor, na terça-feira (1), havia sido sobre “Habitação e Gestão Democrática”. A próxima, marcada para terça-feira (8), será sobre “Desenvolvimento Sociocultural”, a partir das 18h.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.