Pular para o conteúdo

Audiência pública discute volta da Expo Macaé

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

A Câmara Municipal de Macaé realizou, na noite desta quarta-feira (31), uma audiência pública para discutir as possibilidades de reativação da Expo Macaé, que há três anos não se realiza. O evento foi solicitado e presidido pelo vereador Maxwell Vaz (SD), e contou com a presença de Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro.
“Trata-se de um movimento para suprir a demanda reprimida de resgatar esse evento tradicional comemorativo do aniversário da cidade”, explicou Maxwell.
Participou do encontro o presidente da Associação de Músicos de Macaé e Norte Fluminense (Uman), Max Badauê. “Há poucos anos, a Expo Macaé recebia uma etapa do circuito nacional de rodeio e tinha parceria até com a rede Globo. É preciso buscar fontes de renda para os artistas locais. Com a exposição, poderíamos gerar até 1.500 empregos diretos”, disse o artista.
Segundo ele, Macaé tem profissionais de alto nível artístico que despontam até em cenário nacional, e não se deve apenas atribuir as dificuldades da categoria à crise econômica. “Precisamos trazer de volta o espírito de quando a Expo Macaé nasceu, na antiga destilaria, na época do prefeito Alcides Ramos”, recordou.
Max também relatou que cidades como Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabú têm investido em programações de formato simples que apostam em artistas locais. “Macaé não é somente a região central e os Cavaleiros. Nesses lugares, são realizados eventos com atrações de fora, mas não podemos esquecer do Lagomar, da Nova Holanda e das Malvinas, por exemplo. Há muitos profissionais nesses bairros que precisam de oportunidades”.

Valorizar o pequeno empreendedor

O ex-controlador da Câmara, da prefeitura e servidor aposentado Widelmo Natalino defendeu o fortalecimento dos expositores locais. “Se a cidade contar apenas com a volta dos bons tempos do petróleo, não sairá da crise. É preciso tratar com carinho o pequeno empreendedor”, afirmou.
“São oportunidades até para alguém que comprou um carrinho de pipoca para sustentar a família”, acrescentou Maxwell. “As soluções não acontecem quando se tem dinheiro, mas quando se tem solidariedade e vontade de fazer”, contribuiu Val Barbeiro.
Entre as ideias propostas na audiência para a volta da Expo Macaé, está a criação de um fórum com entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), além da participação de pequenos empresários. Também foi sugerida a criação de um festival de inverno na Região Serrana para fomentar o turismo nos distritos.
Na conclusão, Maxwell lamentou a ausência do secretário de Turismo, Alex de Moraes Figueiredo.
 
Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.