O Projeto de Lei do Executivo (PL) 42/2023, para destinação de vales-livro a estudantes (R$ 40), professores e auxiliares de atividades pedagógicas (R$ 80), foi aprovado nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal. A distribuição, que contempla a rede pública de ensino, será feita durante o Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), de 23 a 25 deste mês.
Iza Vicente (Rede) foi a primeira a defender. “Na Bienal do Rio, escolas se organizaram para participar, mas os alunos tiveram dificuldades para comprar”. Segundo ela, o fomento à leitura é fundamental para a formação de cidadãos críticos.
O presidente Cesinha (Solidariedade) lembrou que a cidade tem 45 mil estudantes em 106 escolas. “A leitura fará grande diferença no lugar que a criança vai ocupar na sociedade. Não basta o município ter boa situação econômica. Precisa oferecer oportunidades para todos”.
O líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania), mencionou uma reportagem sobre estudos indicando um aprendizado maior por meio de livros que por meios digitais. “A fixação do conhecimento é maior e menos fragmentada. Hoje em dia, não há como abrir mão da tecnologia, mas precisamos preservar a leitura de livros”.
Entre outras proposições do dia, também Iza teve aprovado um PL que determina acesso prioritário dos advogados às repartições e empresas concessionárias da administração pública municipal. “Foi uma reivindicação de colegas da OAB”. Os dois projetos seguem para sanção do Executivo.
Captação de água na Serra
E George Jardim (PSDB) obteve aprovação para indicação de melhorias na rede de captação de água e troca de canos na Bicuda Grande, abrangendo o Assentamento Bem Dizia e toda a baixada da área. O presidente Cesinha enumerou uma série de benfeitorias da administração em toda a Serra Macaense, mas admitiu que ainda existe grande demanda para o aumento da captação.