Legislativo aprova projeto para ampliar Parque do Atalaia

Luciano Diniz, líder do governo, afirmou que o PL quase duplica a área (Foto: Tiago Ferreira)

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei (PL) 34/2023, do Executivo, para ampliar o Parque Natural Municipal do Atalaia. A defesa foi feita pelo líder do governo Luciano Diniz (Cidadania). “Trata-se praticamente de uma duplicação. Diante de tantas catástrofes nacionais e internacionais envolvendo o meio ambiente, a secretaria da área dá um grande passo para preservar nossos mananciais”.

Iza Vicente (Rede) lembrou que a medida corrige a limitação de um espaço que precisa ser protegido. “As mudanças climáticas e o fato de sermos um município com atividades altamente poluidoras tornam necessárias políticas de compensação como essa”. Ela também elogiou o comprometimento dos técnicos que trabalham no parque.

A recuperação do que já foi devastado foi apontada por Rafael Amorim (PDT) como uma dívida da sociedade. “Fomos responsáveis pela destruição e devemos ser responsáveis também pelo resgate”. Tico Jardim (Solidariedade) afirmou que o Atalaia é um dos maiores espaços com esse fim em todo o estado. “Precisamos manter locais assim para educar nossos filhos com essa sensibilidade”.

José Prestes (PTB) aproveitou a oportunidade para dizer que há casas irregulares em áreas protegidas na Bicuda, distrito da Região Serrana. “Estão sendo construídos barracos no meio do mato. A Secretaria do Meio Ambiente não toma providências”.

Saneamento no Parque de Exposições

Na sessão foi aprovada também, entre outras propostas, a Indicação 1.881/2023, de George Jardim (PSDB), solicitando ao governo construir cobertura e instalar iluminação no Parque de Exposição Latiff Mussi Rocha, em locais onde ocorrem eventos hípicos. O presidente Cesinha (Solidariedade) sugeriu ao Executivo a implantação de saneamento. “Foi boa a reforma do parque, mas não colocaram rede de esgoto”.

Segundo ele, só são possíveis festas ali porque caminhões retiram os resíduos. “Seria bom incluir a rede no contrato para obras que estão sendo feitas no Centro de Convenções”, sustentou, referindo-se ao prédio existente ao lado do parque, localizado no Barreto. “Precisamos ocupar esses equipamentos públicos durante o ano com eventos, numa agenda econômica produtiva para o município”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.