Câmara repudia racismo contra ator da Paixão de Cristo

Sessão teve votações de temas da saúde, transporte e participação popular (Foto: Ivana Gravina)

Vereadores da Câmara Municipal de Macaé repudiaram nesta terça-feira (4) falas racistas nas redes sociais contra o ator Diogo Drosa, que representará Jesus na encenação da Paixão de Cristo deste ano. O presidente Cesinha (Solidariedade) afirmou: “É lamentável que ainda nos deparemos com situações assim. Aproveito para parabenizar todos os atores do espetáculo”.

Iza Vicente (Rede) reforçou a reprovação. “Atacaram Diogo, desmerecendo, por ele ser negro, o que é absurdo também porque, sabe-se, pela região que Cristo nasceu, que ele está muito mais perto de ter tido uma pele escura do que sido branco de olhos azuis”. Reginaldo do Hospital (Podemos) fez coro e acrescentou. “Assisti a peça no ano passado e vi seu grande talento”.

Por sugestão de Cesinha, os vereadores assinarão uma moção de aplausos ao elenco.

Proposições aprovadas

Cesinha obteve aprovação, por unanimidade, para um projeto de lei que estabelece a utilização de musicoterapia no tratamento de síndromes e transtornos cognitivos. “A técnica vem para confortar essas pessoas, que considero as mais importantes, por não conseguirem expor suas necessidades”. Luiz Matos (Republicanos) e José Prestes (PTB) também discursaram a favor. A matéria segue para aprovação ou veto do Executivo.

Foi aprovado ainda requerimento de Iza Vicente (Rede) solicitando ao governo informações sobre a interrupção do funcionamento do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “Parou durante a pandemia e não foi retomado. O desenvolvimento econômico não pode ocorrer sem a participação popular nessa área”.

Já Rond Macaé (Patriota) teve apoio para proposição que defendeu visando a retomada da circulação da linha de ônibus Nova Holanda – Parque dos Tubos (A52), também suspensa na epidemia do coronavírus.

Protesto

Durante a sessão, servidores municipais protestaram, com faixas, criticando a política salarial e a proposta de aumento da carga horária para os Auxiliares de Serviços Escolares (ASE). Guto Garcia (PDT) disse que o acréscimo não é obrigatório. Os funcionários pediram apoio à Câmara para abrir diálogo com o Executivo a respeito do tema, obtendo resposta positiva de Cesinha.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.