“Medalha Alba Corral”: Solenidade encerra o Mês da Mulher na Câmara

Evento aconteceu no Salão Nobre do Legislativo (Foto: Tiago Ferreira)

No início da noite desta quinta-feira (30), a Câmara de Macaé realizou a entrega da “Medalha Alba Corral”. O objetivo é reconhecer mulheres que promovem ações de relevância no município. Entre as agraciadas com a honraria, estão servidoras, líderes de movimentos sociais, artistas, empresárias e religiosas.

Ao abrir o evento, o presidente Cesinha (Solidariedade) ressaltou a importância da solenidade. “Hoje, temos pouco a falar e muito a ouvir de cada uma de vocês. Estaremos em uma sociedade mais justa quando mais mulheres ocuparem os espaços de poder. Contem sempre com a Câmara na luta pela igualdade de direitos.”

Iza Vicente (Rede) também celebrou o momento. “Como única parlamentar na atual Legislatura, é sempre emocionante estar com a Câmara cheia de mulheres. Fico muito feliz em ver que os demais vereadores estão homenageando pessoas que admiro, pois cada uma aqui é uma potência. Que a gente possa estar cada vez mais inserida na política”, disse.

A medalha é uma das honrarias criadas pela Câmara. Para ser agraciada, é preciso aprovação por maioria no plenário, com posterior publicação no Diário Oficial de Macaé (DOM).

Emoção marca a solenidade

Marilena Garcia, ex-vereadora, participou por vídeo (Foto: Tiago Ferreira)

Uma das homenageadas pelo líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) foi a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Marilena Garcia (PT). Ela fez uma participação por vídeo, pois está em tratamento de um câncer e não pôde estar presente. A defesa por melhor assistência aos pacientes oncológicos marcou o momento. “O secretário de Saúde (Alexandre Cruz) me informou que a cidade terá um espaço próprio para atender não apenas quem está em tratamento, mas também para acolher os familiares. Agradeço muito a todos os envolvidos nessa conquista.”

Professora aposentada, Marli de Souza Adolfo Reduzino segue na ativa como guarda sênior. A honraria foi entregue a ela por Cesinha. “Foram 25 anos dentro da sala de aula, mas hoje é a primeira vez que recebo uma homenagem. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer.”

Já a bailarina e militante cultural Vania Tolipan recebeu a medalha de Amaro Luiz (PRTB) em nome da amiga Clarita Ferrari Gonzalez. “A felicidade é enorme por estar aqui. Eu tive o prazer de conviver com a dona Alba até seus últimos dias. Graças a ela, fundamos a entidade Portadores da Alegria, trabalhando com deficientes, recuperando movimentos e dando autonomia. Ela foi tudo na minha vida e na de muitos outros.”

História

Quando deixou São Paulo com a família e veio para Macaé, na década de 1950, Alba Corral ainda era uma criança, mas as belezas naturais que viu entre praias, rios e cachoeiras a deixaram encantada. Já adulta, dividia o tempo entre o trabalho e o ativismo, inclusive social e ambiental. E foi assim que ela passou a ser vista como uma das lideranças locais.

Em 1996, aceitou o convite para entrar na política e foi eleita vereadora, assumindo o mandato no ano seguinte. Na biografia, também aparece como destaque a coordenadoria da Agenda 21 de Macaé. Tratava-se de um programa que desenvolvia iniciativas de sustentabilidade, com base nos acordos firmados na conferência Eco-92, que ocorreu no Rio de Janeiro. Ela faleceu no dia 23 de novembro de 2013, aos 80 anos.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.