Confira destaques da sessão desta quarta-feira (23)

A saúde, incluindo cuidados contra a Covid, foi o tema dominante (Foto: Ivana Gravina)

Nesta quarta-feira (23), a Câmara de Macaé votou, entre outros, requerimentos e indicações ao Executivo ligados à renda de profissionais da saúde, retomada de cuidados contra a Covid, transporte urbano e melhorias na Região Serrana.

Agentes comunitários e endemias

O presidente Cesinha (Pros) fez requerimento verbal para que o governo envie ao Legislativo o Projeto de Lei de adequação dos vencimentos dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com base no salário mínimo de 2023. “Caso isso não seja feito antes do recesso da Casa, eles ficarão prejudicados em janeiro e fevereiro”.

Profissionais de ambulância

Reginaldo do Hospital (Podemos) solicitou envio de correspondência propondo elevação do piso salarial dos motoristas de ambulância. “Os nossos servidores recebem menos que os da iniciativa privada e até mesmo que os estaduais. Nosso requerimento é pela equiparação com piso do Estado”.

Cuidados com a Covid

Guto Garcia (PDT) protocolou dois requerimentos devido ao retorno do aumento de casos de Covid 19, ambos encaminhados à Mesa Diretora, um para compra de testes rápidos e outro para reforçar asmedidas sanitárias contra a doença na Câmara.

Transporte urbano

Rond Macaé (Patriota) solicitou o retorno da Linha T23 B, que faz o trajeto do Terminal Lagomar ao do Parque de Tubos, via Avenida Industrial. “Com a pandemia, esse ônibus parou de circular, e agora requeremos a retomada”.

Ele também sugeriu contratação de empresa para prestar serviço de salva-vidas, nas praias, lagoas e cachoeiras da cidade. “Ficamos sabendo que o efetivo do Corpo de Bombeiros é reduzido, e com a chegada do verão, a demanda aumentará”, justificou.

Centro comunitário na Bicuda Pequena

George Jardim (PSDB) solicitou melhorias em frente à Escola Maria Augusta de Aguiar Franco, na Bicuda Pequena, com mesa, bancos, parque infantil e banheiro. “Além do colégio, há ali perto uma cachoeira. Então, essa estrutura funcionaria como um centro comunitário para os moradores”.

Últimas Notícias