A sessão desta quarta-feira (26) teve como destaques propostas nas áreas de lazer, esporte, comércio, serviços e saúde. Os proponentes foram Iza Vicente (Rede), Marlon Lima (PDT), Luiz Matos (Republicanos) e George Jardim (PSDB).
Imbetiba
Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 11/2023, apresentado por Iza, que institui o Imbetiba Viva. A ideia é fechar a orla aos domingos, como ocorre no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista, em São Paulo. “É uma reivindicação de moradores que já realizam atividades, como feirinhas e festas no entorno. Possibilitaria que as pessoas passeassem de bicicleta, patins, skate, por exemplo”. O PL segue para o Executivo e entra em vigor se for sancionado.
Medalhista olímpico
A parlamentar também foi autora de indicação aprovada para que o Executivo providencie uma estátua de Afrânio da Costa, primeiro brasileiro medalhista olímpico, que era macaense. Ele foi medalha de prata na categoria pistola livre, nas olimpíadas da Bélgica, em 1920. “Poucas pessoas sabem. Então, consideramos importante, para que a história não se perca”.
Comércio
Marlon solicitou audiência pública, em data a ser marcada, com o setor do comércio, para fomentar a atividade em Macaé. “Temos percebido os anseios dos nossos comerciantes e comerciários do Centro que estão sentindo muitas dificuldades”, defendeu.
Correios
Já Luiz Matos (Republicanos) obteve aprovação de requerimento aos Correios sobre os problemas de entregas no Vale das Palmeiras. “A população tem reclamado. Os moradores são atendidos por aplicativos de alimentos e transporte, mas as cartas não chegam”, relatou.
Farmácia Popular
E George indicou ao Executivo que implante o programa Farmácia Popular na Bicuda Grande, na Região Serrana. “Muitas pessoas lá tem dificuldades para vir à parte central da cidade comprar medicamentos a baixo custo”. Segundo ele, a unidade atenderia também moradores das localidades próximas.