Vereadores pedem solução para falta d’água e asfalto ecológico em Macaé

Os requerimentos foram de Alan Mansur e do presidente Cesinha (Foto: Ivana Gravina)

A sessão desta terça-feira (25) retomou um debate antigo e recorrente na cidade: o problema do abastecimento de água potável em algumas localidades. A discussão foi motivada por um requerimento do vereador Alan Mansur (Cidadania), aprovado pela Câmara Municipal de Macaé. O documento pede esclarecimentos pela falta d’água que afeta o condomínio Total Ville, no bairro Virgem Santa.

Alan pediu o apoio dos demais parlamentares na busca de respostas para a população. “Só ontem fiz seis reuniões no Lagomar e as reclamações são sempre as mesmas: não tem água nas torneiras das casas”. Luiz Matos (Republicanos) questionou por que não há carros-pipas atendendo a população.

Para o presidente Cesinha (Solidariedade), falta da concessionária um compromisso de investimento para acompanhar o desenvolvimento da cidade. “A Cedae recebe quase R$ 7 milhões por mês do município para captar água na nossa Serra e distribuir para toda a cidade, mas isso não está acontecendo”.

Cesinha frisou que a região que mais sofre com a escassez de recursos hídricos é o norte da cidade, onde estão localizados os bairros Lagomar, Ajuda, Aeroporto e Vila Badejo. “Temos água. A captação é feita na Serra de Macaé. Só precisamos distribuir de maneira mais responsável”, defendeu.

O líder do governo na Câmara, Luciano Diniz (Cidadania), mencionou outras localidades que convivem com a falta d’água: Piracema, Aguas Maravilhosas, Alto dos Cavaleiros, Cancela Preta e Bairro da Glória. “Somos cobrados diariamente por isso. A última informação que obtive é que a obra de construção da nova estação de Tratamento de Água (ETA) já foi autorizada e R$ 220 milhões foram destinados para esta finalidade”.

Ainda de acordo com Luciano, a obra de extensão da rede de distribuição terá 17 quilômetros de extensão e irá da Severina, na Região Serrana, até Macaé.


Falta de transporte para usuários da Apae

Alan Mansur ainda teve aprovado uma solicitação de informações sobre o transporte escolar para usuários da Apae. O requerimento foi motivado por denúncias de que o serviço estaria suspenso ou teria sido cancelado na rota que percorre os bairros Aeroporto, Aterrado do Imburo, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Jardim Esperança.


Asfalto Ecológico

Um requerimento do presidente Cesinha pediu a colocação de asfalto ecológicoem toda a Região Serrana. A justificativa é que além de sustentável, o material teria um ótimo custo-benefício. “A Serra possui quase 800 quilômetros de estradas de chão a serem asfaltadas e o fabricante do asfalto ecológico dá 5 anos de garantia. Isso vai ajudar muito os agricultores e os moradores da região”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.