Confira outros destaques desta quarta-feira (10)

Foto: Tiago Ferreira

Entre outras, foram debatidas e aprovadas na Câmara de Macaé, nesta quarta-feira (10), proposições sobre segurança, paz e culto religioso.

Luiz Matos (Republicanos) pediu à Mesa Diretora para antecipar a votação do projeto de lei (PL) do Executivo que institui o Fundo Municipal de Segurança Pública e o Conselho Municipal de Segurança Pública, que seria votado somente em sessão posterior. Marlon Lima (PDT), relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou que já tinha apreciado a matéria e que estava de acordo.

Iza Vicente (Rede) lembrou que, sem o fundo, o município não pode receber recursos federais a que tem direito a Patrulha Maria da Penha. Também Professor Michel (Patriota) disse que havia lido o PL antes da sessão e que concordava. A aprovação foi unânime, tanto da antecipação quanto do projeto, que agora segue para sanção do prefeito Welberth Rezende (Cidadania).
Cultura da paz

Matos ainda propôs, ao Executivo, um convênio com o governo federal para adesão ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II). E foi dele a indicação ao prefeito, sugerindo a realização do “Seminário da Paz”, para gerar reflexão em busca de uma cidade menos violenta. “Eu já me senti contemplado com a ideia da secretária de Educação Leandra Lopes, que anunciou um evento nessa linha, ontem nesta Casa”. Michel lembrou que um projeto em vigor, de sua autoria, instituiu o dia 21 de setembro como o Dia da Cultura da Paz.

Religiosidade indígena e afro

Já Michel apresentou requerimento solicitando ao governo mapeamento e censo religioso dos locais de cultos de matriz africana e indígena na cidade. A correspondência, que será enviada à prefeitura, prevê a formação de um grupo de trabalho a fim de facilitar a regularização fundiária de instituições religiosas com pendências junto ao poder público.

Minuto de silêncio

Ao final da sessão, foi realizado um minuto de silêncio, homenagem a pessoas recém-falecidas, a pedido de Guto Garcia (PDT), pela cantora Rita Lee e pelo ex-deputado David Miranda (PDT). Também foi lembrada a professora Maria Madalena de Pontes Melo, que lecionou em instituições como Sesi e Colégio Presbiteriano, numa solicitação de Professor Michel.

Confira aqui a íntegra da seção.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.