<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O presidente reeleito reafirmou o compromisso com um Legislativo cada vez mais democrático e aberto a participação popular.</span>
Após a eleição da Mesa Diretora do biênio 2015-2016, o presidente reeleito, Eduardo Cardoso, reafirmou o seu compromisso em trabalhar por um Legislativo cada vez mais democrático e aberto a participação popular. Ele reconheceu algumas das críticas do vereador Marcel Silvano (PT) e anunciou mudanças para o início da próxima gestão: a realização das Câmaras Itinerantes e a divulgação prévia, no site institucional, das pautas que serão discutidas em plenário.
O presidente também mencionou a sua intenção de avançar nas discussões sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores da Câmara. “A presença obrigatória dos vereadores na Tribuna Cidadã e o estímulo à participação dos cidadãos nas ações do Legislativo são outros temas que certamente discutiremos em 2015”, acrescentou Eduardo.
Eduardo afirmou ainda que, nesta nova gestão, pretende colocar em funcionamento o Museu e a Escola do Legislativo, que devem funcionar no Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo. O primeiro tem como objetivo preservar a história do Poder Legislativo e da própria cidade, transformando o espaço em um local para pesquisa histórica e visitação cultural. Já o segundo fomentará a capacitação dos servidores no âmbito da administração pública– Executivo e Legislativo de Macaé e cidades circunvizinhas.
Para o vereador Chico Machado (PMDB), a gestão que está prestes a terminar teve conquistas importantes, tais como: o significativo aumento no número de audiências públicas; a mudança no horário das sessões legislativas; a transmissão online das discussões e votações em plenário; e a publicação das proposições parlamentares em veículo de comunicação local.
“Foi uma boa gestão, sobretudo por conta do perfil democrático e conciliador do presidente, extremamente necessário para aprimorarmos os trabalhos nesta Casa”, avaliou Chico.
Por outro lado, o vereador Marcel Silvano criticou a falta de agilidade da atual gestão em responder algumas solicitações para melhorar o atendimento à população. Por exemplo, a disponibilização dos vídeos das sessões legislativas no site institucional; a convocação de novos servidores, especialmente, para o Setor de Comunicação, para ampliar a divulgação das ações parlamentares; e a antecipação das pautas que serão discutidas em plenário, para que os cidadãos possam se programar e acompanhar os debates.
Marcel ainda cobrou a instauração de duas CPIs que já foram aprovadas pela Casa: a dos licenciamentos ambientais nas linhas Azul e Verde; e a do transporte público, incialmente, solicitada pelo vereador Igor Sardinha (PT).
Jornalista: Adriana Corrêa