Legislativo cobra capoeira nas escolas municipais

Segundo vereadores, tema envolve secretarias de Educação, Cultura, Igualdade Racial e Esportes (Foto: Tiago Ferreira)

Um requerimento do vereador Alan Mansur (Cidadania), cobrando a obrigatoriedade da oferta de capoeira nas escolas da rede pública, foi aprovado nesta terça-feira (9) pela Câmara de Macaé. “Desde o início do meu segundo mandato venho tentando efetivar essa medida sem sucesso”. A proposição recorda ao Executivo sobre outra similar, de 2023.

Segundo Alan, essa política pública é de interesse do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) e não foi implementada apesar de tratativas com as secretarias da Educação e da Cultura. Professor Michel (Cidadania) disse que há uma lei municipal de 2018, que considera a prática oficialmente um bem cultural da cidade, e a torna obrigatória no currículo das unidades de ensino.

“A capoeira é mais que um esporte. Representa a história e a cultura de um povo”, afirmou Michel, que incluiu a pasta de Esportes entre as que devem cuidar do tema. Já Iza Vicente (Rede) acrescentou a de Igualdade Racial. “Muitos mestres de capoeira nos fazem essa cobrança. É uma questão de identidade e reconhecimento da cultura afrobrasileira, e os alunos precisam dessa representatividade. A maioria das crianças são negras”.

Relações institucionais

Rafael Amorim (Cidadania) sugeriu que seu colega de partido, o líder do governo Luciano Diniz, articulasse com a pasta de Relações Institucionais a verificação do andamento de todas as proposições do Legislativo com propostas ou cobranças ao Executivo. “Uma legislação de 2018 e um requerimento do ano passado falam da mesma coisa. Temos matérias excelentes, com estudos técnicos anexados. Elas estão sendo lidas? Têm sido executadas? Recebem a devida atenção?”, questionou Rafael.

Outras pautas

Na mesma sessão, Amorim teve aprovado o projeto de lei instituindo o Banco de Rações, que receberá doações para prover animais sem dono ou pets de pessoas em situação de rua. E Iza apresentou requerimento para cobrar aplicação da lei que dá preferência a irmãos para vagas na mesma escola.

Ela também solicitou explicações ao governo, por meio de outra proposição, do motivo da exigência de laudos emitidos por médicos do SUS, para obtenção do cartão de estacionamento a PcD. Segundo ela, não há base legal para a exigência, e a declaração de qualquer médico deve ser aceita. As duas matérias da vereadora tiveram o apoio dos colegas.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.