Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

eSocial: Câmara sedia curso de sistema que será obrigatório em 2018

Aconteceu, nesta segunda-feira (9), o seminário “Princípios para a implantação do eSocial”, na Câmara de Macaé. Participaram mais de 80 servidores do Legislativo e Executivo da cidade, e ainda de Campos, Conceição de Macabu, Silva Jardim, Laje de Muriaé, Rio das Ostras e Cabo Frio. O curso foi oferecido em parceria com a Escola de Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).
O eSocial é um sistema informatizado da administração pública que vai unificar o envio de dados trabalhistas, fiscais e previdenciários para o governo federal e será obrigatório a partir de julho de 2018. “O seminário é mais um importante passo que damos no sentido de aperfeiçoar os nossos funcionários e melhorar o serviço prestado ao município”, disse o presidente Eduardo Cardoso (PPS).
“Este curso também integra a programação da Escola do Legislativo macaense, que visa fazer da Câmara uma referência na região para a capacitação em gestão pública, em parceria também com instituições como UFRJ, Uerj e FGV”, acrescentou o diretor-geral Gabriel Peçanha.
O evento foi coordenado por César Gama, diretor pedagógico da Elerj, e pelo professor da Elerj e da Unigranrio, Eduardo Costa. “A unificação do envio de dados vai possibilitar maior controle, fiscalização e arrecadação. A implantação do eSocial vai exigir grande esforço dos servidores e instituições”, disse Costa. Segundo ele, 80% dos municípios do Rio de Janeiro ainda não têm um plano para implantação do eSocial.
“Eu tinha informações sobre o sistema, mas no seminário tomei ciência de maiores detalhes, que vão ajudar na elaboração da nova folha de pagamento que estamos em fase de implantação”, afirmou o servidor da secretaria de Administração de Rio das Ostas, Idelanir Machado.
Para o diretor de Contabilidade da Câmara, Aristófanis Quirino dos Santos, o aprendizado é fundamental para os servidores que coordenarão os processos nas instituições. “Estamos diante de uma grande mudança por parte do Governo Federal”, concluiu.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.