Legislativo volta a debater telefonia na Serra Macaense

  

O vereador José Prestes apresentou novo requerimento para expandir os planos de telefonia na Região Serrana.

 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">O vereador José Prestes (PV), que já havia solicitado envio de correspondência às empresas Vivo e Tim para estenderem serviços de telefonia celular na Serra Macaense, apresentou novo requerimento semelhante, agora relativo à Claro e à Oi, nesta terça-feira (18). A proposição, que define como “crítica” a situação da telefonia na região, pede a expansão dos planos para Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Serro Frio, Sana, Serra da Cruz, Areia Branca, Duas Barras e Novo Mundo. Os vereadores presentes aprovaram a proposta por unanimidade.</span></span><br />     &nbsp;

“Eu vejo as dificuldades da população e também sofro na pele, pois moro na Região Serrana. Certa vez, por exemplo, convidei um amigo para me visitar e ele disse que não podia ir pois tinha determinada situação pela qual não podia ficar sem celular acessível”, relatou Prestes. Nilton César (Pros), o Cesinha, mencionou a existência de uma antena no Trapiche, que poderia atender também os moradores de Córrego do Ouro e Glicério, mas que não funciona devido à falta de energia elétrica. Segundo ele, o problema poderia ser solucionado com torres repetidoras, colocadas em locais onde os sinais das telefônicas chegam.
 
Cesinha lembrou ainda que existe uma determinação da Anatel que obriga as empresas a atenderem, até 2016, também locais com baixa quantidade de usuários, ainda que o investimento não seja atraente.
 
George Jardim (PMDB) disse que há muita luta pela telefonia na Serra. “Isso já vem desde os governos  anteriores e continua. O estudante da Bicuda não tem direito à tecnologia para estudar e, no futuro, disputar o mercado de trabalho. Imagine o que é isso. Se ele quiser usar a internet para estudar tem que vir a Macaé. E quem não pode vir fica mais prejudicado ainda”, lamentou.
 
Marcel Silvano (PT) disse que apresentará um requerimento solicitando à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico que faça um levantamento da demanda, e coordene o diálogo com as empresas prestadoras de serviço. “Estive em algumas localidades da Região Serrana e ouvi que, além da telefonia e da internet, a dificuldade de acesso ao sinal de televisão também é enorme”, informou.
 
Limpeza urbana na Serra
Renata Thomaz de Oliveira (PV) apresentou requerimento solicitando ao Executivo informações sobre o serviço de limpeza urbana na região, incluindo a relação  dos funcionários terceirizados; a área de prestação de serviço e o responsável de cada equipe. Segundo a vereadora, “são crescentes as reclamações acerca da coleta realizada nos distritos da Serra Macaense”.

&nbsp;

Jornalista: Marcelo Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.