Legislativo volta a debater telefonia na Serra Macaense

  

O vereador José Prestes apresentou novo requerimento para expandir os planos de telefonia na Região Serrana.

 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">O vereador José Prestes (PV), que já havia solicitado envio de correspondência às empresas Vivo e Tim para estenderem serviços de telefonia celular na Serra Macaense, apresentou novo requerimento semelhante, agora relativo à Claro e à Oi, nesta terça-feira (18). A proposição, que define como “crítica” a situação da telefonia na região, pede a expansão dos planos para Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Serro Frio, Sana, Serra da Cruz, Areia Branca, Duas Barras e Novo Mundo. Os vereadores presentes aprovaram a proposta por unanimidade.</span></span><br />     &nbsp;

“Eu vejo as dificuldades da população e também sofro na pele, pois moro na Região Serrana. Certa vez, por exemplo, convidei um amigo para me visitar e ele disse que não podia ir pois tinha determinada situação pela qual não podia ficar sem celular acessível”, relatou Prestes. Nilton César (Pros), o Cesinha, mencionou a existência de uma antena no Trapiche, que poderia atender também os moradores de Córrego do Ouro e Glicério, mas que não funciona devido à falta de energia elétrica. Segundo ele, o problema poderia ser solucionado com torres repetidoras, colocadas em locais onde os sinais das telefônicas chegam.
 
Cesinha lembrou ainda que existe uma determinação da Anatel que obriga as empresas a atenderem, até 2016, também locais com baixa quantidade de usuários, ainda que o investimento não seja atraente.
 
George Jardim (PMDB) disse que há muita luta pela telefonia na Serra. “Isso já vem desde os governos  anteriores e continua. O estudante da Bicuda não tem direito à tecnologia para estudar e, no futuro, disputar o mercado de trabalho. Imagine o que é isso. Se ele quiser usar a internet para estudar tem que vir a Macaé. E quem não pode vir fica mais prejudicado ainda”, lamentou.
 
Marcel Silvano (PT) disse que apresentará um requerimento solicitando à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico que faça um levantamento da demanda, e coordene o diálogo com as empresas prestadoras de serviço. “Estive em algumas localidades da Região Serrana e ouvi que, além da telefonia e da internet, a dificuldade de acesso ao sinal de televisão também é enorme”, informou.
 
Limpeza urbana na Serra
Renata Thomaz de Oliveira (PV) apresentou requerimento solicitando ao Executivo informações sobre o serviço de limpeza urbana na região, incluindo a relação  dos funcionários terceirizados; a área de prestação de serviço e o responsável de cada equipe. Segundo a vereadora, “são crescentes as reclamações acerca da coleta realizada nos distritos da Serra Macaense”.

&nbsp;

Jornalista: Marcelo Riella Benites

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.