Localizado na Zona Norte de Macaé, o bairro Engenho da Praia precisa de maior atenção do governo municipal. É o que afirmam diversos moradores que, na manhã deste sábado (8), apresentaram suas reivindicações na Câmara Itinerante. Mobilidade urbana, infraestrutura, saúde e educação foram os principais temas abordados durante quase duas horas e meia.
A atual edição foi solicitada pelo vereador Amaro Luiz (PV), que agradeceu a presença do público. “Muitos aqui abriram mão do dia de descanso para defender melhorias para o bairro. Mais do que ouvir, também acompanharemos as demandas recebidas”, disse.
Já o presidente Cesinha (Cidadania) cobrou maior participação do Executivo. “Conversei com a liderança do governo para que mais secretários estejam presentes ou enviem a equipe técnica para que todos vejam de perto os problemas.”
Reginaldo do Hospital (União Brasil), Tico Jardim (Cidadania), Luiz Matos (Cidadania) e Rond Macaé (PSDB) também participaram da Câmara Itinerante. Pelo governo municipal, vieram representações da Mobilidade Urbana e do Saneamento.
No próximo sábado (15), a Câmara estará no Jardim Guanabara, a partir das 10h, com transmissão ao vivo no YouTube.
Reivindicações
O morador Adriano Modesto de Souza pediu maior cuidado com trânsito no Engenho da Praia. “Temos pontos de ônibus sem cobertura, falta sinalização com placas e quebra-molas, principalmente na proximidade da academia popular”. Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, Leandro Aracati respondeu que a secretaria atuará no bairro a partir da próxima semana. “Inicialmente, já resolveremos o problema nos pontos e daremos prioridade para a sinalização.”
Residente da localidade há 25 anos, Jadson Vladimir cobrou ciclovias e área de lazer para a população. Para Iasmim Batista, que vive no Engenho da Praia há três décadas, é preciso ter maior empenho na educação dos alunos com deficiência. “Meus dois filhos são PcD (Pessoa com Deficiência) e não temos auxiliares. A situação é crítica. Estamos em junho e muitos ainda estão fora da sala de aula.”
Cesinha falou sobre a atuação da frente parlamentar criada para lutar por mais políticas inclusivas na cidade. “Eu, juntamente com Luciano Diniz (Cidadania), Reginaldo e Iza Vicente (Rede) seguimos cobrando. A gente sabe que cada dia perdido afeta diretamente o desenvolvimento das crianças.”
A falta de lixeiras e a limpeza nos bueiros foram lembrados por Aparecida Maia. “Quando chove, a água não desce porque está tudo entupido e piora ainda mais por conta da grande quantidade de lixo”. Em resposta, o secretário adjunto de Saneamento, Pablo Moreira Caetano anunciou que equipes atuarão no Engenho da Praia a partir de segunda-feira (10).