Por quase três horas, moradores do Jardim Guanabara e bairros vizinhos apresentaram cobranças por mais serviços públicos, na manhã deste sábado (15). A Câmara Itinerante, iniciativa do Legislativo macaense, realizou a sua mais recente edição por requerimento do presidente Cesinha (Cidadania), que conduziu os trabalhos. Mobilidade urbana, infraestrutura e educação inclusiva foram os temas mais debatidos.
“O Jardim Guanabara cresceu muito ao longo dos últimos anos. Por diversas vezes, venho ao bairro para conversar com os moradores e buscar as soluções necessárias. Trazer a Câmara dos Vereadores aqui fortalece o empenho neste sentido. Agradeço ao governo por ter ampliado a participação dos representantes das secretarias”, disse Cesinha.
Presidente da associação dos moradores, Henrique Emery entregou a Cesinha um ofício com as principais necessidades do bairro. “Antes, éramos invisíveis. Reconhecemos as melhorias feitas, mas preciso citar algumas necessidades urgentes, como a cobertura de pontos de ônibus, melhor sinalização no trânsito e a esperada obra de construção de uma praça.”
O coordenador de Engenharia de Trânsito da Mobilidade Urbana, Antônio Cláudio Marques, respondeu que a secretaria atenderá parte das cobranças até o mês de julho. “As demais cobranças serão analisadas pela equipe técnica”. Já o secretário de Obras, Felipe Bastos, anunciou que, em breve, começa o recapeamento asfáltico nas ruas do Jardim Guanabara. “Também faremos a contenção e as paralelas das vias. O compromisso da atual gestão é entregar um serviço completo e de qualidade”, frisou.
Luiz Matos (Cidadania) reforçou a importância da Câmara Itinerante para a sociedade. “Colaboramos na construção de uma cidade melhor para todos.”
Participação popular
Moradora e mãe atípica, Rosinalva Loro não escondeu a emoção ao cobrar os direitos das pessoas com deficiência (PcD). “Peço que olhem por nós. Não é fácil. Na escola do meu filho, tem uma sala com apenas um auxiliar para 14 estudantes com algum tipo de deficiência. Como aprender assim? É impossível.”
Cesinha falou sobre a atuação da Frente Parlamentar PcD da Câmara. “Essa é uma realidade que encontramos em outras unidades escolares. É preciso que os responsáveis pela secretaria de Educação resolvam isso o quanto antes”.
Líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania) falou sobre a parceria com uma instituição para ampliar o atendimento. “Serão mais de 100 profissionais capacitados que reforçarão as políticas inclusivas.”
Reginaldo do Hospital (União Brasil) lembrou que a atual gestão conseguiu ampliar os recursos para instituições filantrópicas, como a Escola Sentrinho, a Apae e a Pestalozzi. “O prefeito e todos os responsáveis são sensíveis à causa, tenho a certeza disso.”
Moradores também cobraram por mais rondas da polícia. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Marcelo Alves de Menezes, haverá maior presença da patrulha a partir da próxima semana. Já o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, informou que existe um cronograma para serviços no bairro, mas que buscará meios de agilizar as ações.