O <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;"> vereador Maxwell Vaz (SD) apresentou</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;"> dois requerimentos para tornar o Legislativo mais sustentável na última terça-feira (9).</span>
Propostos pelo vereador Maxwell Vaz (SD), dois requerimentos foram aprovados nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Macaé, com o intuito de tornar o prédio do Legislativo mais sustentável. Ambos são destinados à Mesa Diretora da Casa para que tome as providências necessárias.
O primeiro requerimento pede “a instalação de sistema de captação e distribuição de energia solar, objetivando a conservação de energia e proteção dos recursos hídricos.” Já o segundo solicita alterações e reformas no prédio do Legislativo. A finalidade é reduzir o consumo de água potável por meio da coleta e do aproveitamento da água de chuva. “Essa água pode ser utilizada para regar o jardim e fazer a limpeza do imóvel, sobretudo na área externa”, explicou Maxwell.
Outra recomendação do requerimento é trocar os vasos sanitários por um modelo com caixa acoplada, com opção de volume de descarga, além da instalação de válvulas automáticas de descargas nos mictórios. O parlamentar ainda sugere a troca das torneiras por outras de acionamento por pressão e fluxo intermitente e a alteração no projeto do lago de entrada, conforme a orientação de um arquiteto responsável.
Por fim, Maxwell solicita a construção de cisternas para a captação e armazenagem da água de chuvas.
De acordo com o vereador, essas sugestões estão contidas no projeto Câmara Sustentável, apresentado à Mesa Diretora e formalizando, agora, por meio de requerimentos. “Podemos ser exemplo para outras Casas Legislativas do país, diminuindo os gastos com água e energia elétrica e aplicando com mais eficiência o dinheiro público.”
Jornalista: Adriana Corrêa