Construção de ciclovia na Avenida Teixeira de Gouveia é aprovada sob protestos dos comerciantes.
A Audiência Pública do Plano de Ciclomobilidade aprovou, na noite desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé, a construção de uma ciclovia na Avenida Teixeira de Gouveia. No total, foram aprovadas 14 rotas para tráfego de bicicletas na cidade. A Rota 10, da Teixeira de Gouveia, foi a que teve aprovação mais polêmica. Foram 35 votos a favor, oito contra e seis abstenções, enquanto as demais rotas foram aprovadas por unanimidade. Cerca de 140 populares participaram no local e aproximadamente 3 mil acompanharam pela TV Câmara, transmitida via internet. A audiência foi presidida pelo vereador Luciano Diniz (PT).

O empresário lembrou uma redução temporária de vagas na Teixeira de Gouveia, no período do Natal passado, que, segundo ele, gerou uma queda de 20% a 25% nas vendas. Outros participantes também questionaram o Plano de Ciclomobilidade, citando, por exemplo, o perigo que representará para os próprios ciclistas uma ciclovia na via, que tem 15 cruzamentos. Foram questionadas ainda a pouca ênfase que o plano dá na educação para o trânsito e as falhas nos trechos já construídos, que ocasionam acidentes com os ciclistas.
Confira a apresentação do Plano Cicloviário.
Caminho sem volta

“Em casos assim, se o governo age, ele pode errar pouco e pode errar em setenta, noventa por cento, mas se ele não age, ele erra em cem por cento. Dessa vez estamos querendo agir”, afirmou Esteves. Eduardo Almeida, da Federação Estadual de Ciclismo, afirmou que com o modelo atual de “cidades feitas para automóveis”, 80% das vias são usadas por 30% das pessoas.
Em resposta a Ranieri, Almeida disse: “Ciclista também é cliente. Além disso, surgirão novas oportunidades. Já vi surgirem, por exemplo, edifícios-garagem em áreas onde foram construídas ciclovias”. O engenheiro da Secretaria de Mobilidade Urbana Gabriel Athayde citou o caso da ciclovia construída na Avenida Atlântica, que teve forte oposição de donos de restaurantes, onde segundo relatos de vários comerciantes, suas atividades não foram prejudicadas.
As 14 rotas cicloviárias aprovadas na audiência foram apresentadas por Paula Guedes, gerente de urbanismo da Câmara Permanente de Gestão. O prefeito Aluízio dos Santos Júnior foi representado por Alessandra Aguiar, secretária de Habitação. Por telefone, Aluízio pediu que a secretária comunicasse ao público que ele deseja que Macaé se torne a “cidade das bicicletas”.
História, números, legislação e cultura
Segundo Eduardo Almeida, há registros da bicicleta, como dispositivo sobre duas rodas à base de impulso, na China, há 2,5 mil anos. A corrente foi introduzida no início do século XX. O uso para fins esportivos, embora seja o que mais se destaca, representa apenas 1% do total, enquanto para transporte representa 50%, para lazer, 17%, e infantil, 32%. A exigência da construção de ciclovias está prevista na Lei Federal 12.587/2012. A cultura de convivência social de mobilidade urbana proposta por essa legislação resume-se na fórmula “O maior protege o menor. O motorizado protegendo o não motorizado. E todos prezam pela vida do pedestre”.
Assista a audiência pública na íntegra.
Jornalista: Marcello Riella Benites