PM anuncia redução dos índices de criminalidade em Macaé

Autoridades apresentaram balanço das ações (Foto: Tiago Ferreira)

A sessão desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Macaé, começou com uma boa notícia: a redução dos índices de criminalidade. O anúncio foi feito pelo major Tales Borges, que representou o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Marcelo Amorim Arêdes, a quem o presidente do Legislativo, Cesinha (Solidariedade), concedeu uma moção de aplausos pelo trabalho que vem realizando na região.

Para o major Tales, que recebeu a homenagem do Legislativo ao comando do 32º BPM, a conquista é fruto de um trabalho integrado de toda a tropa, das forças de segurança e dos poderes públicos que atuam na região. “Vamos fechar esse ano com os menores indicadores de criminalidade dos últimos 20 anos. Esses números podem ser verificados no Instituto de Segurança Pública”, informou.

O presidente Cesinha parabenizou o 32º BPM pela proteção dos cidadãos, que, na sua opinião, já desfrutam da sensação de seguridade. “Macaé, hoje, é a primeira do Estado em segurança pública, graças ao trabalho de vocês”, disse. Luiz Matos (Republicanos) frisou o aumento do turismo como uma das consequências. “As pessoas de fora têm se sentido mais seguras para visitar a cidade”.

Paulo Paes (União Brasil) destacou que o respeito à autoridade aumentou. “Tivemos um carro roubado às 5h50, na Areia Branca, na serra macaense. Às 7h30, o veículo foi recuperado pela PM no Rio”. Amaro acrescentou que é visível a mudança na atuação da PM: “Percebemos a troca da truculência pela inteligência”.

Luciano Diniz (Cidadania) acredita que o bom senso e a serenidade do comando vêm contribuindo para uma atuação mais estratégica, baseada na análise de dados e na resolução de problemas de modo mais efetivo. “O Executivo também vem apoiando esse trabalho e já disponibilizou um local, nas imediações da Lagoa de Imboassica, onde deve ser instalado um novo destacamento do 32º BPM”.

Dados de 2023

De janeiro a novembro deste ano, foi registrada redução de 40% nas mortes violentas, se comparado com o mesmo período do ano passado. No roubo de veículos, a redução foi de 55%. Já quando contabilizamos os roubos pelas ruas da cidade, a redução chega a 35%. As informações foram fornecidas pelos presentes durante a sessão.

População pode ajudar

O major Tales Borges ainda divulgou números de contato para denúncias. “São alternativas ao 190, que devido a problemas da operadora, nem sempre funcionam nos seis municípios da nossa área de abrangência, que incluem Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Rio das Ostras”. Os telefones da PM que recebem denúncias 24h são o (22) 2772-3190, o (22) 27716080 e o WhatsApp (22) 9-9716-1810.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.