Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Proeis: Câmara convida 32º BPM para discutir viabilidade do programa

Na sessão da Câmara Municipal de Macaé desta terça-feira (28), a segurança pública voltou a ser tema de discussão. Os vereadores aprovaram um convite para que o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Marco Aurélio Guarabyra Ciarlini Vollmer, utilize o Grande Expediente com o objetivo de dar esclarecimentos sobre o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Caso seja aceito, o Grande Expediente da próxima quarta-feira (6) será cedido para a participação da autoridade.
O Proeis, suspenso em Macaé, permite que os policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seu horário de folga e, em contrapartida, os municípios arcam com o pagamento das horas extras. Assim, aumenta-se o número de efetivo nas ruas.
A iniciativa do convite partiu de Maxwell Vaz (SD) e teve apoio unânime. Para o parlamentar, o Executivo não faz política de segurança pública com regularidade. “O que temos é uma cortina de fumaça para enganar a população e até o próprio policial. É preciso tratar essa questão de maneira séria e com regularidade. A presença do coronel Vollmer será muito importante para entendermos como o Proeis pode contribuir para o combate da criminalidade“, defendeu.
De acordo com Marcel Silvano (PT), o programa não é o melhor caminho para que os índices de criminalidade sejam reduzidos. “Mas não podemos deixar de reconhecer que é um avanço. Acontece que o prefeito não encara a violência de forma séria. Para efeito de comparação, o valor que a prefeitura pagou de décimo terceiro para os policiais do 32º BPM, uma obrigação que é do governador, daria para manter o Proeis por três anos”, acrescentou.
Parceria com o Incra
Na mesma sessão, Maxwell ainda apresentou um requerimento dando sequência aos problemas levantados na audiência pública que discutiu a reforma agrária de Macaé e região. O vereador pede que a prefeitura apresente uma justificativa para a não realização de convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O fato foi divulgado pelas autoridades presentes e, de acordo com elas, inviabiliza ações do Governo Federal, bem como a liberação de verbas para incentivo da agricultura familiar. O pedido também foi aprovado por unanimidade.
 
 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.