Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Professores e diretores fazem apelo na Tribuna Cidadã

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 16.1000003814697px; text-align: justify;">A primeira Tribuna Cidadã de 2015, realizada na última quarta-feira (25), deu voz aos profissionais da educação de Macaé.</span>

A primeira Tribuna Cidadã de 2015, realizada na última quarta-feira (25), deu voz aos profissionais da educação de Macaé. Eles apresentaram aos vereadores uma nova proposta para substituir a atual Lei dos Diretores, aprovada pela Câmara Municipal no final de 2014.

A categoria pretende entregar, ainda esta semana, a proposta de reformulação da Lei ao prefeito de Macaé, Aluízio Santos Jr. (PV), e a secretária de Educação da cidade, Lúcia Thomaz. Dessa vez, o projeto teria sido construído pelos próprios professores e diretores das escolas municipais.

A expectativa é que o Executivo reapresente o projeto de Lei para que este possa ser votado pela Câmara de Vereadores de Macaé.

Conforme informou o parlamentar Guto Garcia (PT), quem presidiu a Tribuna Cidadã, a Comissão Legislativa de Educação está acompanhando o processo desde janeiro de 2015, quando foi procurada pelos trabalhadores.

Para o vereador, essa edição da Tribuna Cidadã teve como objetivo principal informar os demais parlamentares sobre a iniciativa dos educadores de propor um novo Projeto de Lei que atenda a categoria.

“Esperamos que as reivindicações sejam ouvidas e que essa pauta seja encaminhada pelo Executivo, o mais breve possível, para ser apreciada pela Câmara”, disse Guto.
 

 

Inscrições para a próxima Tribuna Cidadã já estão abertas

Aprovado em janeiro de 2013, o projeto Tribuna Cidadã acontece toda última quarta-feira de cada mês, com a presença facultativa dos vereadores. Para participar, basta ter a indicação (assinatura) de dez moradores da cidade ou representar alguma entidade de classe. É preciso ainda preencher a ficha de inscrição na Secretaria da Câmara Municipal, que já está recebendo inscrições para a próxima edição do projeto, prevista para acontecer no dia 25 de março.

O objetivo é dar voz aos cidadãos macaenses para que eles façam suas reivindicações e considerações, em plenário. Além de ter entrada franca, a Tribuna é transmitida ao vivo pela internet. A ideia é amplificar a fala do cidadão comum, de forma que ela alcance autoridades e população em geral e, assim, contribuir para o efetivo exercício da democracia e da cidadania. 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.