<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O projeto para adaptar a antiga sede da Câmara para um museu e uma escola do Legislativo </span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">está em fase de elaboração.</span>
Motivado por um requerimento do vereador Chico Machado (PMDB), o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso, afirmou que está em fase de elaboração um projeto para adaptar o Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, no Centro da cidade, para o funcionamento de um museu e uma escola do Legislativo.
De acordo com o presidente da Casa, uma arquiteta cedida pelo Executivo está finalizando o projeto, que como propósito dar nova funcionalidade e preservar o prédio histórico.
Segundo Eduardo, além de adaptar a divisão interna do espaço para o funcionamento do Museu e da Escola do Legislativo, o projeto ainda apresentará uma solução para o telhado, que vem se deteriorando ao longo dos anos. “O telhado não é cimentado e é preso apenas com barro, pois assim era feito na época da sua construção. Com o trânsito de carretas pesadas ao redor do prédio, a segurança ficou comprometida”.
O presidente ainda explicou que, como trata-se de um prédio histórico, é preciso estudar a melhor maneira de manter as características do local e garantir a segurança dos frequentadores.
O requerimento do vereador Chico Machado, aprovado nesta terça-feira (26), pediu obras de manutenção e revitalização da antiga sede do Legislativo. “É uma necessidade cuidar da memória do município e uma obrigação nossa resguardar esse espaço que foi palco de momentos tão importantes na história de Macaé”, disse.
O projeto de transformar a antiga sede do Poder Legislativo em museu e escola para os servidores municipais é uma das propostas da atual gestão, que teve início com a aprovação do Projeto de Resolução 017/2013, aprovado em novembro daquele ano. O objetivo é ensejar a pesquisa histórica e a visitação cultural, além de promover a capacitação dos servidores públicos.
Jornalista: Adriana Corrêa