Público pede nova edição do curso de formação de liderança feminina

Evento envolveu mulheres interessadas em se eleger ou apenas empoderar-se (Foto: Divulgação)

Uma iniciativa inédita do Legislativo, a Formação de Lideranças Femininas encerrou a sua programação na noite desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Macaé. Realizado pela Procuradoria da Mulher, atualmente conduzida pela vereadora Iza Vicente (Rede), única mulher no parlamento municipal, o curso gratuito trouxe especialistas das áreas de comunicação, contabilidade, direito e política.

Ministradas ao longo do mês de maio, as aulas buscaram incentivar e empoderar as mulheres a participarem do processo eleitoral. A assistente social Karen Lousada Pinto, que já foi candidata a vereadora em Casimiro de Abreu, onde reside, disse que formações como essa deveriam ser ampliadas, a fim de atingir um maior número de pessoas. “Um dos motivos da representação feminina na política ainda ser muito baixa é a falta de conhecimento das mulheres sobre as questões relacionadas à liderança e política”.

A aula de encerramento foi dada pela advogada Thamires Fernandes Ferreira, que trouxe noções gerais de direito eleitoral. Segundo ela, seu objetivo foi desmistificar um pouco a ideia de que a política não é para as mulheres ou que é muito difícil ingressar ou se manter nesses espaços ainda tão masculinos. “É possível, sim, para as mulheres ocuparem esses e outros espaços de liderança. Na verdade, precisamos disso, de maior representação feminina. Espero ter inspirado alguém a trilhar esse caminho aqui hoje”, declarou.

Iza Vicente (Rede) informou que o curso foi pensado para ser bianual e, por isso, só deve se repetir na próxima legislatura. “A procura foi grande e tivemos uma troca de experiências muito enriquecedora. Para as próximas edições pretendemos aprimorar e ampliar a formação. Vamos estudar inclusive uma forma de viabilizar um espaço kids, durante a realização do curso, a fim de possibilitar a participação de mulheres que não têm com quem deixar seus filhos”.


Desenvolvimento de liderança

Diversas participantes pediram uma nova edição do curso: “Estamos muito carentes dessas informações aqui na região. Falei com outras na minha cidade e muitas delas ficaram interessadas. O curso poderia ser ampliado e oferecido periodicamente”, sugeriu Karen, que também é servidora pública.

A empreendedora Cristiana Machado também é de Casimiro de Abreu, mas, diferente da sua conterrânea, informou que não pretende concorrer a uma eleição. “Estou interessada em desenvolver a minha liderança, mas reconheço que essa é uma área em que podemos atuar, sobretudo ajudando outras mulheres a ocuparem esses espaços”.


Incentivo à atuação feminina

Para a assessora parlamentar Suzana Barbi, as aulas melhoraram até a sua autoestima. “Eu vim para me aperfeiçoar, pois já trabalho com um político. Mas o conhecimento que recebi aqui foi muito além do que vim buscar”.

A auxiliar administrativa Cláudia Márcia Costa relatou que se inscreveu para entender um pouco mais do processo político e recebeu conhecimentos em outras áreas. “Foi um grande incentivo para perdermos o medo de nos colocarmos em locais dominados por homens, de lutar pelo o que acreditamos e irmos em busca dos nossos sonhos”.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.