Saúde: gestores prestam esclarecimentos após convocação da Câmara

Convocação serviu para esclarecer contratações emergenciais para suprir demanda do Hospital Irmãs do Horto

Após convocação da Câmara, o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Leandro Matos Soares, e o diretor do Hospital Público Municipal (HPM), Márcio Bittencourt, participaram da sessão desta quarta-feira (23). Além de apresentarem balanço das atividades dos órgãos, os gestores esclareceram o motivo da contratação de profissionais em regime de urgência ao invés da convocação dos aprovados no último concurso público.

 

Com a inauguração do Hospital Irmãs do Horto, ao lado do HPM, aconteceu processo seletivo para suprir a demanda do local, preenchendo vagas de aprovados no concurso da prefeitura e que ainda esperam pela convocação, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e recepcionistas.

 

De acordo com Leandro Matos Soares, as contratações emergenciais são temporárias e os aprovados no concurso assumirão as vagas em aberto. “O prefeito continua convocado e optamos por este caminho porque o processo emergencial é mais rápido e supriu a demanda do momento”, defendeu.

 

Durante o encontro, os vereadores presentes ainda fizeram questionamentos relevantes, como a falta de maior estrutura nos postos de saúde da Região Serrana e ausência de médicos em diversos plantões. “Somente neste mês, oito neurocirurgiões pediram desligamento do quadro de funcionários. Precisamos de um empenho conjunto, pois o cenário caminha para a saída de novos profissionais”, alertou Márcio Bittencourt.

 

Márcio ainda lembrou que Macaé não está credenciada em atendimentos de alta complexidade, categoria que elevaria os repasses do Governo Federal ao município, mesmo sendo referência em atendimentos e recebendo pacientes de várias cidades vizinhas e, até mesmo, do Grande Rio.

 

“Faltou planejamento”

 

Para o presidente Eduardo Cardoso (PPS), faltou planejamento. “Se há aprovados no concurso público, não entendo a falta de planejamento. A construção do Hospital Irmãs do Horto demorou quase dois anos e considero tempo mais do que suficiente para que os responsáveis preparassem o quadro de funcionários para atender a demanda. Não aceito que a contratação emergencial foi única solução”, criticou.

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.