Servidores do Legislativo praticam ginástica laboral

Desde o dia 13 de novembro, os servidores já contam com aulas de ginástica laboral.

Desde o dia 13 de novembro, os servidores da Câmara Municipal de Macaé já contam com aulas de ginástica laboral no ambiente de trabalho. O objetivo é promover a saúde e ampliar a qualidade de vida dos servidores do Legislativo. As atividades têm de 15 a 20 minutos de duração e acontecem semanalmente, às quintas-feiras, as 10h, no Salão Nobre do Palácio Natálio Salvador Antunes. Para participar, basta comparecer no horário e local indicado.
 

Além da orientação do fisioterapeuta Nichollas Ribeiro, a aula inaugural desta quinta-feira (13) contou com a participação da professora de Educação Física, Luane Farah. Ela foi convidada, por sua experiência, para auxiliar no planejamento dos exercícios capazes de prevenir doenças funcionais.
 

O fisioterapeuta responsável pelo projeto explica que a ginástica laboral visa relaxar e tonificar as estruturas mais utilizadas durante o trabalho, diminuindo o estresse e as tensões do decorrer do dia. “A atividade proporciona uma série de benefícios para a saúde, como o aumento da circulação sanguínea na estrutura muscular; a melhor oxigenação dos músculos e tendões; a diminuição do acúmulo de ácido lático, que causa dores musculares; e a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar”, esclareceu Nichollas.
 

Composta basicamente por técnicas de alongamento e exercícios de compensação das estruturas musculares, a ginástica laboral é indicada para pessoas de todas as idades. O objetivo é prevenir doenças ocupacionais como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). “Também diminui a incidência de doenças cardiovasculares e aumenta a disposição para o trabalho, além de contribuir para a integração entre os funcionários”, acrescentou o fisioterapeuta.
 

O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos em parceria com o Setor de Saúde da Câmara. No início do semestre, os servidores receberam um questionário para preenchimento de informações sobre saúde. “A intenção é que a partir dessas informações, que são sigilosas, o setor médico tenha dados para traçar um plano e ajudar na promoção da saúde dos trabalhadores da instituição”, informou o diretor de Recursos Humanos da instituição, Aristófanis Quirino.

  

Jornalista: Adriana Corrêa

 

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.