Sessão solene marca os 100 anos do Lions Clube

Foto: Ivana Gravina

O Lions Clube Internacional realizou, na noite desta quarta-feira (7), no Salão Nobre do Legislativo macaense, a sessão solene comemorativa dos 100 anos da entidade em nível mundial. O evento reuniu clubes da região que compreende, além de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia – que foram representadas na ocasião –, entre outras cidades. Os municípios integram o Distrito LC 11, que abrange o Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro.
O presidente do Lions Clube Macaé, Luís Felipe Rosa, coordenou os trabalhos da mesa diretora, da qual fizeram parte, entre representantes de diversas entidades, o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS) e o vereador Márcio Bittencourt (PMDB). Os parlamentares receberam homenagens comemorativas do centenário. O mestre de cerimônia foi o secretário da diretoria do clube, Gumercindo Moura, que agradeceu pela cessão do espaço.
Com os clubes Macaé e Macaé/Imbetiba, o Lions local tem destinado recursos para o centro pediátrico da Casa de Caridade, material escolar para crianças carentes no Lagomar, cestas básicas e leite para a Paróquia São João Batista e reforma do telhado do Recanto dos Idosos.
Outras ações características são a Campanha de Acuidade Visual e a doação de óculos (100 a 200 unidades anuais) a pessoas de baixo poder aquisitivo. “Todas as nossas iniciativas têm como fonte principal as vendas na Expo-Flores, realizada na Praça Veríssimo de Melo, nos meses de setembro e outubro”, afirmou Luís Felipe.
Gratidão, independência, história e números
“Cresci no ambiente do Lions, onde aprendi a palavra ‘serviço’. Fico emocionado e agradecido, pois devo tudo o que sou e faço a todos vocês”, declarou o vereador Márcio após mencionar diversos veteranos da instituição. Já Eduardo Cardoso afirmou que foi uma honra para a Câmara sediar a comemoração. “Admiro o Lions por trabalhar independentemente de recursos públicos, o que nem sempre vemos acontecer com outras organizações não governamentais”.
O Lions Clube Internacional foi fundado em 7 de junho de 1917, por Melvin Jones, na cidade de Chicago (EUA). Chegou ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1952 e a Macaé em 1962. Uma apresentação de slides, na cerimônia, informou que a organização está presente em 212 países, com 1,4 milhão de associados que destinam US$ 1 bilhão para atividades solidárias a pessoas com necessidades básicas, especialmente, à população atingida pela deficiência visual.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.