Unamama encerra Campanha Outubro Rosa no Legislativo

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O objetivo principal é a conscientização para o diagnóstico precoce, que pode garantir uma sobrevida à paciente.</span>

Representantes da Ong Unamama discursaram durante o Grande Expediente na sessão legislativa desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé. A presidente da entidade, a ex-vereadora e ex-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, informou que o objetivo principal é a conscientização para o diagnóstico precoce, que pode garantir uma sobrevida à paciente.
 

Marilena, que já enfrentou duas vezes o câncer de mama, relatou que, devido a queda de cabelo e a possibilidade de retirada da mama, a doença tem reflexos direto na feminilidade e na autoestima da mulher, afetando toda a família. “Como cidadãos, precisamos abraçar essa causa, porque política nenhuma dá conta se não houver mobilização da sociedade civil organizada”.
 

A vice-presidente da Unamama, a professora Iêda Moraes, que também já enfrentou o câncer, chamou a atenção para o quanto é doloroso o tratamento e falou sobre como a entidade planeja ajudar as portadoras da doença. “Queremos mostrar para as pessoas como enfrentar o câncer de mama sem medo, levando a elas informação e acolhimento.”
 

Segundo Iêda, algo que é pouco divulgado é a necessidade de repelente e protetor solar, já que essas pacientes não podem ser expostas ao sol ou picadas por mosquitos. “A alimentação saudável também é fundamental, por isso a nossa ideia é promover intervenções urbanas que trabalhem essas questões com a população”, acrescentou.
 

A fotógrafa Cláudia Barreto, que é voluntária no projeto, convidou o público presente a se engajar na campanha, que, apesar do nome  “Outubro Rosa”, deve durar todo o ano. Ela também mostrou as fotos, produzidas por ela, para devolver a autoestima das pacientes. O trabalho resultou em uma exposição que retrata a coragem e a alegria de quem superou a doença. “Foi um trabalho gratificante. Se cada um doar um pouquinho do seu tempo e talento, podemos amenizar o sofrimento de muitas pessoas”, afirmou.
 

A pedido do vereador Jocimar Gomes (PMDB), o Boca, foi aprovado pelos demais parlamentares uma moção de aplauso à fotógrafa Cláudia Barreto por seu trabalho na Unamama. O vereador Manoel Francisco (PR) ainda solicitou à Mesa Diretora que leve a exposição da fotógrafa para as comunidades, quando for retomado o projeto Câmara Itinerante.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.