Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Vereadores aprovam moção de repúdio à declaração do deputado Jair Bolsonaro

 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">A intenção é reverberar o ato na sociedade, de modo a pressionar&nbsp;<span style="text-align: justify;">a Câmara Federal a tomar uma providência.</span></span></span>

Em consenso absoluto, uma moção de repúdio à declaração do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), proferida na última terça-feira (9), foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé. A proposta partiu do vereador Igor Sardinha (PT) e recebeu o apoio de todos os parlamentares macaenses.
 

Em discurso na tribuna da Câmara Federal, Bolsonaro fez a seguinte declaração dirigindo-se à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS): “Há poucos dias você me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece.”
 

A declaração ganhou repercussão nacional e os vereadores de Macaé decidiram se posicionar contrários à atitude do parlamentar, considerada por eles como desrespeitosa e machista.
 

Segundo Igor, a intenção é que esta moção de repúdio encontre eco na sociedade e estimule outras casas legislativas a seguir o mesmo exemplo, pressionando a Câmara Federal a tomar uma providência para coibir esse tipo de ato, que, na sua opinião, configura claramente quebra de decoro parlamentar.
 

“Ele foi o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro, mas envergonha o nosso Estado com a sua usual truculência, sexismo e desrespeito aos direitos humanos”, lamentou Igor.
 

O vereador Marcel Silvano (PT) destacou a necessidade de combater esse tipo de postura: violenta, autoritária e que não dialoga bem com a diversidade e a democracia. “Sinto vergonha dele. Não podemos ser coniventes com essa atitude e nem aceitar o desrespeito a qualquer ser humano”, acrescentou Maxwell Vaz (SD).
 

Os parlamentares Renata Paes (PV) e Júlio César de Barros (PPL) reforçaram o coro contra a declaração do Bolsonaro. Por fim, o vereador Amaro Luiz (PSB), que admitiu nutrir certa simpatia pelo polêmico deputado, reconheceu que a sua atitude foi desnecessária, deselegante e infeliz.

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.