Vereadores cobram ampliação da cobertura de telefonia móvel na Região Serrana

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Foi aprovado o envio de ofícios às operadoras Vivo e Tim para identificar se há planos de expansão de sinal na localidade.</span>


A falta de cobertura de telefonia móvel em diversos distritos da Região Serrana de Macaé voltou a ser tema de debates na Câmara Municipal, na sessão desta quarta-feira (5). Por meio de dois requerimentos, de autoria do vereador José Prestes (PV), foi aprovado o envio de ofícios às operadoras Vivo e Tim, com objetivo de identificar se há planos de expansão de sinal para as localidades.
 
De acordo com José Prestes, há diversos pedidos dos moradores da Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Serro Frio, Sana, Serra da Cruz, Areia Branca, Duas Barras e Novo Mundo para que haja cobertura telefônica nos locais, facilitando a comunicação, principalmente em casos de emergência.
 
– Há locais que até possuem cobertura, mas o sinal é muito fraco e poucos conseguem realizar chamadas. Em muitos casos, o morador precisa entrar em contato com a polícia ou solicitar atendimento médico, mas não consegue. Poder se comunicar em situações como essa é uma questão de segurança – defendeu José Prestes.
 
Declarando voto favorável, Welberth Rezende (PPS) lembrou que já havia solicitado informações sobre a expansão do serviço na cidade, mas as empresas alegavam baixa lucratividade como justificativa para a não instalação de novas torres de cobertura. “Verificamos que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou um prazo para que as empresas disponibilizem serviços em distritos e localidades mais distantes da zona urbana” – acrescentou.
 
Chico Machado e George Jardim, ambos do PMDB, elogiaram a iniciativa de José Prestes. Por indicação do vereador Manoel Francisco (PR), o Manoel das Malvinas, os ofícios que serão encaminhados às duas empresas de telefonia serão assinados pelos 17 parlamentares, como forma de fortalecer a cobrança. “Mesmo sendo empresas privadas, há a responsabilidade social, pois trata-se de um serviço essencial”, lembrou Igor Sardinha (PRB).

 <br />  <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">Jornalista: Júnior Barbosa</span></span>

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.