Vereadores pedem a reativação do Nuamc na Aroeira

 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">Proposta foi aprovada por unanimidade</span></span>
 &nbsp;

Motivados por um requerimento do vereador Maxwell Vaz (SD), os parlamentares discutiram a desativação do Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) da Aroeira e a sua transferência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposição, aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (8), pedirá esclarecimentos sobre o fato, já que, de acordo com o seu autor, a UPA não possui estrutura para manter o serviço.

 

Segundo Manoel Francisco Neto, o Manoel das Malvinas, a transferência foi feita devido à queda de parte do teto do prédio, onde funcionava o Nuamc da Aroeira. Igor Sardinha (PRB) acrescentou que a direção do Nuamc já havia solicitado inúmeras vezes reforma emergencial no local, uma vez que a estrutura do imóvel estava comprometida. “Mas a prefeitura não tomou nenhuma providência e o teto desabou. Então, foi preciso desativar o espaço”, relatou.

 

Maxwell criticou a prefeitura porque, segundo ele, não foi dada qualquer satisfação às pessoas que tinham atendimento agendado há meses no Nuamc e elas foram surpreendidas com o fechamento da unidade de saúde. “A prefeitura deveria ter deixado pelo menos um aviso no portão para esclarecer à população que o serviço havia sido transferido para a UPA e informar se os atendimentos estavam mantidos ou não. Em vez disso, ela deixou os cidadãos sem qualquer informação, completamente perdidos.”

 

Para Igor Sardinha, o acidente já havia sido previsto pelos próprios profissionais do Nuamc e poderia ter sido evitado com um pouco de planejamento do Executivo. “Esperamos agora que o Nuamc seja reativado na Aroeira e volte a prestar o atendimento devido aos cidadãos.” Maxwell também frisou a necessidade de melhorar a estrutura do núcleo de saúde e fez um apelo para a situação das pessoas que aguardam o retorno do atendimento na Aroeira.

 

Manutenção dos terminais e demolição do prédio do Sase

 

Também foi de Maxwell a Indicação 1075, para manutenção dos terminais da de ônibus da cidade. “Essa já é uma pauta trazida aqui, pelo vereador Igor. Com as chuvas, parece que chove mais dentro do que fora, principalmente, no Terminal Central, onde o teto pode desabar, causar lesões graves nas pessoas e até matar alguém”. O vereador Manoel Francisco discursou favoravelmente: “Aqui não se trata de ser da situação ou da oposição, mas de apoiar uma iniciativa que pode evitar mortes”.

 

 

Outra indicação de Maxwell foi para a demolição do antigo prédio do Sase, na Barra de Macaé. A proposição sustenta que o local tem servido para esconderijo de criminosos e de atrativo para animais causadores de doenças. O vereador propõe que seja construída uma creche no lugar. Além dessas, ele indicou ao Executivo a instalação de bueiros em ruas que estão ficando alagadas, com a água invadindo as casas, e a designação de agentes de controle de trânsito para a área próxima ao Terminal Cehab. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes.

 

 

Jornalistas: Adriana Corrêa e Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.