Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Vereadores reclamam do atendimento de secretários municipais

 <span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;"><span style="font-size:14px;">Paralmentares cobram maior atenção por parte dos secretários</span></span>

A sessão da Câmara Municipal de Macaé nesta quarta-feira (9) foi palco para queixas de parlamentares quanto à resposta de secretários municipais aos requerimentos enviados pela Casa. As reclamações começaram com Amaro Luiz (PRB), contra a Secretaria de Mobilidade Urbana. Ele havia pedido informações relativas à empresa SIT e disse que, em vez de obter resposta, seu requerimento foi encaminhado à Secretaria de Planejamento, que o orientou a procurar os dados no Portal da Transparência.

 

“Isso é uma falta de respeito com o Legislativo, pois os secretários têm a obrigação de nos responder”, protestou. O presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS), propôs ao colega que requeresse uma convocação do secretário, Evandro Esteves, para explicar a situação. O requerimento foi feito oralmente, votado e aprovado por unanimidade, faltando fixar a data.

 

Paulo Antunes (PMDB) aproveitou para protestar contra o secretário de Serviços Públicos, Célio Chapeta Mattoso. “Ele não atende nem à população nem aos vereadores. Não tive nenhuma resposta quanto a queixas que apresentei de chuveiros sem água e língua negra de esgoto na orla”, afirmou.

 

George Coutinho (PMDB) acrescentou: “Solicitei caminhão limpa-fossa para situações que temos em Bicuda Pequena, e a resposta que obtive é que por ordem desse mesmo secretário, não se pode mandar caminhões para a Região Serrana.”

 

Ausência nas Câmaras Itinerantes

 

Os discursos de vereadores prosseguiram numa insatisfação generalizada com o secretariado. Amaro mencionou a baixa presença dos secretários nas Câmaras Itinerantes, com o que Júlio César de Barros (PPL), líder do governo, concordou: “Eles deveriam ter mais respeito com o Legislativo e comparecer mais, pois lá não são apresentadas demandas dos vereadores e, sim, da população”, finalizou.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.