Vereadores repercutem encontro com secretário de Segurança

 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">O encontro aconteceu a<span style="text-align: justify;">pós moradores e autoridades alertarem para a falta de investimentos na segurança pública de Macaé.</span></span></span>

Os frutos da Câmara Itinerante no Sana, no último final de semana, começam a aparecer. Após moradores e autoridades alertarem para a falta de investimentos na segurança pública da cidade, os vereadores Manoel Francisco (sem partido), o Manoel das Malvinas, e Chico Machado (PSB) foram ao Rio de Janeiro se encontrar com o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, na última terça-feira (10).
 

A reunião foi intermediada pelo deputado estadual Jânio Mendes (PDT), que esteve no distrito da Região Serrana, a convite do Legislativo. No encontro, os vereadores apresentaram propostas e cobraram maior comprometimento do atual comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança de Macaé e seis municípios vizinhos. “O atual comando não dialoga com a classe política e sequer responde ofícios desta Casa. Agora, esperamos por uma mudança de postura, pois a cidade vem sofrendo com a onda de violência, principal tema de reivindicação nos locais onde a Câmara Itinerante passa“, declarou Chico Machado.
 

De acordo com Manoel das Malvinas, o secretário José Beltrame se comprometeu a analisar as propostas entregues. “Tivemos uma boa receptividade e, além da segurança, fizemos pedido para que as ações do Rodando Legal sejam revistas. Explicamos que diversos carros estão sendo apreendidos, mesmo com o motorista em posse do agendamento da vistoria e de todos os problemas do Detran no município”, acrescentou.
 

No decorrer da sessão, novas propostas do vereador para a segurança foram aprovadas por unanimidade. O Requerimento 634/2015 será encaminhado ao governo estadual, solicitando aumento do efetivo da Polícia Militar e das viaturas do 32º BPM.
 

Para atender moradores e preservar as belezas naturais do Sana, Manoel solicitou a instalação de uma base da Polícia Militar Ambiental, por meio do Requerimento 633/2015. Em seguida, entrou em pauta o Requerimento 629/2015, que convidará a Comissão Parlamentar de Segurança Pública da Alerj, autoridades da região e sociedade civil organizada para audiência pública.
 

Após aprovação, Eduardo Cardoso (PPS) deu aval ao autor das matérias para enviar convites oficiais e agendar o encontro. “Hoje, já tive retorno da secretaria de Segurança. Haverá encontro com o comandante da região e nossa expectativa é para o retorno de pelo menos duas bases do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), no Sana e em Córrego do Ouro”, finalizou.
 

Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.