Duas indicações do vereador Marlon Lima (PDT) propuseram ações para fomentar a atividade pesqueira. A abertura do vão da ponte da Barra para permitir o tráfego de embarcações maiores e a construção de um entreposto de pescado são reivindicações antigas da classe. Ambas foram aprovadas nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Macaé.
Ao solicitar ao Executivo a abertura do vão da ponte da Barra para dar acesso a embarcações maiores ao Rio Macaé, Marlon espera aliviar o tráfego marítimo em frente à Rua da Praia. “Os barcos se aglomeram no local por conta da complexa logística para transpor a ponte. Queremos facilitar essa passagem, sobretudo para fomentar o comércio”.
Sobre o beneficiamento do pescado, Alan Mansur (Cidadania) foi o portador da notícia da implantação do Projeto Pescarte na Linha Azul, em área de 9.600m² doada pela prefeitura. “Os estudos estão em fase final e, em breve, a classe pesqueira poderá usufruir de toda uma estrutura que contará ainda com a parceria da UFRJ e da Petrobras”.
Luciano Diniz (Cidadania) lembrou que há tempos a pauta é discutida pela classe política. “A iniciativa fortalece a economia que caracterizou Macaé por longos anos e valoriza o ofício das famílias que trabalham com a pesca”. O autor do requerimento frisou que 100% do pescado pode ser aproveitado. “Até as víceras viram ração para peixe”, explicou Marlon.
Audiência pública sobre a LDO
Uma audiência pública vai discutir a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 nesta quinta-feira (22), às 10h, na Câmara de Macaé. O Projeto de Lei (PL) do Executivo 22/2023 é parte da peça orçamentária e deve ser debatido junto a diferentes segmentos da sociedade para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Grande Expediente
Na próxima semana, o Grande Expediente das sessões ordinárias – momento que antecede as deliberações no plenário do Legislativo – terá destinação especial. Na terça-feira (27), o secretário de Saúde de Macaé, Alexandre Cruz, responderá as perguntas da população na área da Saúde, trazidas pelos seus representantes parlamentares. A proposta partiu da Mesa Diretora.
Já na quarta-feira (28), o espaço será destinado a um representante do Conselho Regional de Biomedicina. O objetivo é implementar e regulamentar a a atividade em âmbito municipal. O pedido foi feito pelo presidente Cesinha (Solidariedade) e contou com o apoio dos demais vereadores.