Dentre as proposições debatidas e aprovadas na sessão desta quarta-feira (1), na Câmara Municipal de Macaé, destacam-sedois requerimentos, ambos do vereador Rafael Amorim (PDT). O primeiro deles solicita à Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade informações sobre a recuperação das matas ciliares, isto é, a vegetação nativa nas margens de córregos, rios e lagoas. O segundo pede reforço do policiamento nas imediações do novo Hospital da Unimed, no bairro da Glória.
O autor dos requerimentos se colocou à disposição da pasta que cuida do meio ambiente para entender e auxiliar a gestão de recursos hídricos do município. Ele se dispôs a fazer emendas parlamentares ao orçamento (LDO), destinando recursos para esta finalidade. “Queremos que a secretaria tenha condições de promover essas melhorias nas margens dos rios, a fim de aumentar o volume de água para a captação e consumo humano”.
Rafael ainda frisou que, conforme Macaé avança, se torna mais fundamental preservar os recursos hídricos para atender à constante demanda em crescimento.
Já sobre o aumento do policiamento, ele relatou que foi um pedido dos trabalhadores, usuários e da direção do novo Hospital da Unimed. “É preciso que os serviços públicos acompanhem o desenvolvimento urbano naquela localidade. Na semana passada eu solicitei o apoio da Mobilidade Urbana e, agora, faço o mesmo com a Polícia Militar e a Guarda Municipal”, explicou.