Vereadores de Macaé aprovam propostas pelos direitos dos animais

Rafael Amorim (Cidadania) ainda teve aprovado PL de combate à fome (Foto: Tiago Ferreira)

A sessão desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Macaé, trouxe à tona um novo debate pelos direitos dos animais. O Projeto de Lei (PL) 28/2024 tem como objetivo proibir o comércio de animais em espaços públicos, calçadas, frentes de lojas e vitrines da cidade. Já o PL 29/2024 pretende disponibilizar uma área de quarentena que sirva de abrigo temporário para animais capturados ou resgatados. Ambas as propostas foram feitas pelo parlamentar Rafael Amorim (Cidadania) e contaram com o apoio dos demais vereadores presentes.

Após a aprovação pelo Legislativo, os PLs seguem para a sanção ou veto do Executivo. “Esperamos que o prefeito sancione, pois é uma discussão atual e que exige medidas do poder público”, defendeu Rafael. Ele relatou, em plenário, o caso de uma arara azul, ameaçada de extinção, que estava sendo vendida por R$ 8 mil em uma calçada do bairro Lagomar.

Para o autor do projeto, não se trata apenas de combater o comércio ilegal, mas também dar condições mínimas de saúde e bem-estar aos animais, “Quem quiser comercializar um animal terá que informar a origem, emitir nota fiscal e não poderá deixar o bicho em uma gaiola apertada, sem água, comida ou exposto ao tempo”. A ideia é fomentar um comércio legal e sem sofrimento para o animal.

Quarentena

Sobre o projeto que prevê quarentena para os animais domésticos e silvestres que forem capturados ou resgatados, Rafael informa que a intenção é garantir a segurança das pessoas, o bem-estar do animal e prevenir doenças infectocontagiosas. “Muitos animais são encontrados em situação de vulnerabilidade, após terem sofrido abandono, maus-tratos ou terem o seu habitat comprometido. Alguns estão machucados, subnutridos e/ou doentes”.

O PL 29/2024 cria um local de triagem, onde esses animais poderão passar por uma avaliação veterinária, receber os primeiros cuidados e ser encaminhados a um espaço adequado para a sua recuperação.

Combate à fome

Amorim ainda teve outra proposição aprovada na mesma sessão. O PL 26/2024 cria um banco de alimentos em Macaé. Seguindo o exemplo do projeto implementado em Niterói, a proposta busca promover a segurança alimentar e combater o desperdício. “Queremos que este seja um mecanismo para o governo implementar uma política pública capaz de matar a fome das pessoas. É possível organizar melhor a sociedade de forma a reaproveitar os alimentos que são distribuídos em hortifrútis, mercados e restaurantes”.

Os projetos aprovados seguem para sanção ou veto do Executivo.

Proteção animal e inclusão

O réveillon é um momento de festa, mas também de preocupação para muitas pessoas, uma vez que o momento dos fogos de artifício afeta diretamente animais e pessoas com deficiência (PcD) devido à emissão de barulho. Por este motivo, o vereador Rafael apresentou a Indicação 541/2024, sugerindo à prefeitura a substituição por drones. “Macaé pode ser exemplo de inclusão por meio da tecnologia, assim como Florianópolis e São Paulo já fazem”.

Saúde mental

Também foi do vereador o pedido para que o Grande Expediente do dia 25 de junho seja cedido ao Núcleo de Saúde Mental da prefeitura. O objetivo é trazer, sob o olhar de especialistas, a situação das pessoas que são acumuladoras. “Tivemos o recente caso de um senhor nos Cajueiros que acumulava lixo e objetos há muitos anos. Isso é algo que me preocupa bastante e que precisa ser discutido”, finalizou.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.