♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Macaé comemora 212 anos celebrando novo ciclo de desenvolvimento

Autoridades estiveram presentes na tradicional solenidade (Foto: Tiago Ferreira)

A sessão solene pela emancipação política-administrativa de Macaé é uma tradição na cidade e, este ano, destacou o novo momento de prosperidade econômica e social que a cidade atravessa na atualidade. Realizado na noite desta terça-feira (29) pela Câmara de Vereadores, o evento busca reconhecer os que contribuem – ou contribuíram – para o desenvolvimento da “Princesinha do Atlântico”, hoje conhecida como a “Capital Nacional da Energia” – Lei Estadual 10.178/2023.

O presidente do Legislativo, Alan Mansur (Cidadania), abriu a solenidade, agradecendo aos que trabalham para construir uma cidade melhor a cada dia. “Este é um lugar especial, que abraça os nativos e as pessoas que vem de tantas partes do país e do mundo”. Ao todo, foram entregues 89 títulos de Mérito Político, Mérito Municipal e Cidadania Macaense. Alan ainda destacou a integração entre os poderes Legislativo e Executivo, que, segundo ele, vem favorecendo o desenvolvimento social e econômico.

O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) frisou que as homenagens são importantes por reconhecerem os feitos daqueles que colaboram para delinear a Macaé do futuro. “Vivemos um momento importante com a criação de mais de 40 mil empregos desde 2021. Também iniciamos o maior pacote de obras que a cidade já viu e promovemos uma redução histórica nos índices de criminalidade”, destacou.

O líder do governo na Câmara, Cesinha (Cidadania), frisou a retomada do setor de óleo e gás, que não apenas se recuperou, como vem alcançando um novo patamar de crescimento nos últimos anos. “Mas dessa vez, ele vem com o fomento à agricultura familiar, ao comércio, ao turismo e ao empreendedorismo”, evidenciou o vereador, que aposta na conquista de uma cidade modelo em inclusão.

Em nome da bancada feminina, Mayara Rezende (Republicanos) reforçou a necessidade de mais mulheres na política e em todos os espaços de decisão. A vereadora ressaltou ainda a atuação comprometida da Casa Legislativa. “Trabalhamos de forma integrada com a atual gestão em prol de uma Macaé mais sustentável e inclusiva para todos”.

Homenagem especial

Um dos agraciados da noite foi o servidor Carlos Alberto Borges da Silva, o “Seu Carlinhos”, motorista da Casa, que aposentou-se neste ano. Ele recebeu do presidente Alan Mansur o diploma de Mérito Político. “Queremos agradecê-lo, especialmente, por seus 41 anos de dedicação à Câmara”, disse o parlamentar. Antes de concluir o evento, o presidente chamou novamente Carlinhos ao palco e também todos os servidores legislativos, para uma foto.

A íntegra da sessão solene pode ser assistida no player abaixo:

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.