Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

TCE realiza curso na Câmara de Macaé

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) realizou, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Macaé, na manhã desta quarta-feira (10), o curso “Novas Deliberações da ECG-SGE”, promovido pela Escola de Contas e Gestão do órgão. O curso foi ministrado por três assessores e pelo coordenador de exames de editais da Secretaria de Gestão Externa do TCE.
Na abertura do curso, o diretor-geral da Câmara, Gabriel Peçanha, falou aos presentes. “Não podemos cobrar dos servidores se não damos capacitação. É isso que estamos fazendo hoje aqui, a exemplo do seminário que realizamos sobre o eSocial, na segunda-feira (9).”
As novas diretrizes vão levar o trabalho do TCE a se pautar mais no exame e no cruzamento de dados informatizados do que em documentos. É o que explica a assessora Geane Porto. “A partir desses dados, teremos condições de fazer mais auditorias, remotas e locais, e detectar irregularidades.”
Uma palavra-chave do seminário foi “tempestividade”, relativa ao envio de informações em tempo real, conforme esclarecimentos do assessor Diego Ramos. “As novas regulamentações vão desonerar o trabalho de produção de documentos, mas exigirão agilidade no envio de dados”. O também assessor Davi Bezerra complementou a explicação. “Queremos saber imediatamente o que acontece com nossa conta bancária. Da mesma forma deve ser com as contas públicas.”
Uma das deliberações tratadas no curso foi a 280/2017, apresentada pelo coordenador Paulo Bianchi. “Ela estabelece normas que devem ser seguidas pelos órgãos jurisdicionados para controle e fiscalização por parte do TCE”, explicou.
Participante do curso, a subprocuradora da prefeitura de São Pedro da Aldeia, Vivian Machado, reconheceu a importância do aprendizado. “Recebemos hoje orientações valiosas para melhor atendermos às demandas do Tribunal de Contas”. Para o contador da Controladoria da prefeitura de Macaé, Sandro Valério, as atualizações são positivas. “A substituição das antigas normas possibilitará uma maior integração no envio de dados para o TCE.”
Estiveram presentes cerca de 130 servidores dos setores financeiro e contábil, de procuradoria e de controladoria, entre outros órgãos jurisdicionados – aqueles que devem prestar contas ao tribunal –, de câmaras e prefeituras de dez cidades da região, além de Macaé. São elas Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Carapebus, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Iguaba Grande. O curso é itinerante, já passou por cidades como Niterói, e está previsto para outras, a exemplo de Volta Redonda.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.