Audiência pública debaterá expropriação no Lagomar nesta quinta (19)

 Moradores e autoridades serão convidados a participar do ato

Por requerimento aprovado na Câmara Municipal de Macaé, nesta quarta-feira (18), será realizada uma audiência pública para discutir a situação de parte de uma área expropriada, no bairro Lagomar. A retirada dos moradores foi decidida judicialmente em 2008, por eles estarem na zona de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.  O ato acontece nesta quinta-feira (19), às 18h, na sede da Casa, e foi proposto pelo vereador Amaro Luiz (PSB).

 

Serão convidados os representantes dos moradores, do Judiciário, do Ministério Público Federal e da Secretaria Municipal de Habitação. “Temos informações de que servidores da prefeitura estão ameaçando derrubar as casas. Pela decisão, apenas imóveis em construção podem ser demolidos”, protestou Amaro.

 

“Essa audiência fortalece a resistência dos moradores. Queremos discutir o encaminhamento dado após a sentença. Estamos falando de vidas e não de objetos que simplesmente mudamos de lugar”, aparteou Marcel Silvano (PT). “Em casos de expropriação, cabe indenização em dinheiro e não dizer que os moradores têm que ir de um lugar para outro”, acrescentou Amaro.

 

Situação semelhante em 19 pontos da cidade

 

Outro vereador que manifestou seu apoio foi Luciano Diniz (PMDB). “Sugiro que seja chamada para esta audiência, inclusive, a procuradoria do município, e não apenas a pasta da Habitação. Também precisamos discutir os casos semelhantes, como o das Águas Maravilhosas e o da Ilha Leocádia. Temos 19 pontos da cidade na mesma situação”, alertou.

 

Discursaram, ainda, em solidariedade aos moradores, Maxwell Vaz (SD), Manoel Francisco (PPS), o Manoelzinho das Malvinas, Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado (PMDB). O caso do Lagomar foi tema da Tribuna Cidadã realizada na Câmara em 30 de setembro de 2015

  

 
 
Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.