Foi aprovada na sessão desta terça-feira (12), na Câmara de Macaé, a realização de uma audiência pública para discutir a atualização do plano de ciclomobilidade do município. O evento está previsto para acontecer no dia 2 de junho, às 18h, na sede do Legislativo, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. O autor do requerimento foi o vereador Luciano Diniz (Cidadania), que desde 2015 vem atuando para avançar nesta pauta.
Diniz aproveitou a ocasião para convidar os vereadores Rafael Amorim (PDT) e Iza Vicente (Rede) a fim de tomarem parte da organização do debate, que vai reunir autoridades, grupos da sociedade civil organizada e entidades não governamentais.
Os dois apoiaram o requerimento e agradeceram o convite. “Também tenho participado ativamente dessa discussão como parlamentar e ciclista”, informou Iza.
De acordo com Luciano, a cidade possui 12 rotas e um total de 68 quilômetros de ciclovias. Porém, o plano foi paralizado antes da pandemia e ainda faltam pelo menos 40 quilômetros de ciclofaixas para a sua conclusão, além da interligação entre elas. “Macaé é uma cidade plana e sem muitos obstáculos, o que a torna propícia para esse tipo de transporte”.
Quem não puder acompanhar em tempo real, pode assistir a audiência pública em outro momento pelo Youtube.