Câmara aprova indicações para fomentar a pesca em Macaé

Foram discutidos o tráfego de barcos e a comercialização do pescado

Duas indicações do vereador Marlon Lima (PDT) propuseram ações para fomentar a atividade pesqueira. A abertura do vão da ponte da Barra para permitir o tráfego de embarcações maiores e a construção de um entreposto de pescado são reivindicações antigas da classe. Ambas foram aprovadas nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Macaé.

Ao solicitar ao Executivo a abertura do vão da ponte da Barra para dar acesso a embarcações maiores ao Rio Macaé, Marlon espera aliviar o tráfego marítimo em frente à Rua da Praia. “Os barcos se aglomeram no local por conta da complexa logística para transpor a ponte. Queremos facilitar essa passagem, sobretudo para fomentar o comércio”.

Sobre o beneficiamento do pescado, Alan Mansur  (Cidadania) foi o portador da notícia da implantação do Projeto Pescarte na Linha Azul, em área de 9.600m² doada pela prefeitura. “Os estudos estão em fase final e, em breve, a classe pesqueira poderá usufruir de toda uma estrutura que contará ainda com a parceria da UFRJ e da Petrobras”.

Luciano Diniz (Cidadania) lembrou que há tempos a pauta é discutida pela classe política. “A iniciativa fortalece a economia que caracterizou Macaé por longos anos e valoriza o ofício das famílias que trabalham com a pesca”. O autor do requerimento frisou que 100% do pescado pode ser aproveitado. “Até as víceras viram ração para peixe”, explicou Marlon.


Audiência pública sobre a LDO

Uma audiência pública vai discutir a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 nesta quinta-feira (22), às 10h, na Câmara de Macaé. O Projeto de Lei (PL) do Executivo 22/2023 é parte da peça orçamentária e deve ser debatido junto a diferentes segmentos da sociedade para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Grande Expediente

Na próxima semana, o Grande Expediente das sessões ordinárias – momento que antecede as deliberações no plenário do Legislativo – terá destinação especial. Na terça-feira (27), o secretário de Saúde de Macaé, Alexandre Cruz, responderá as perguntas da população na área da Saúde, trazidas pelos seus representantes parlamentares. A proposta partiu da Mesa Diretora.

Já na quarta-feira (28), o espaço será destinado a um representante do Conselho Regional de Biomedicina. O objetivo é implementar e regulamentar a a atividade em âmbito municipal. O pedido foi feito pelo presidente Cesinha (Solidariedade) e contou com o apoio dos demais vereadores.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.