Câmara aprova moção de repúdio à licitação da Petrobras

A iniciativa foi do presidente Eduardo Cardoso, que acompanhou o prefeito na audiência para suspender a licitação na Justiça.

A Câmara de Vereadores de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (26), uma moção de repúdio ao processo licitatório da Petrobras para a contratação de operação logística portuária para atender as bacias de Campos e do Espírito Santo. A licitação foi suspensa pela Justiça, nesta terça-feira (25), até que a Petrobras apresente os documentos que comprovem que não houve direcionamento da licitação e restrição aos demais participantes.
 

O autor da moção de repúdio foi o presidente da Casa Legislativa, Eduardo Cardoso (PPS), que acompanhou o prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos Jr. (PV), em audiência com o juiz Josué de Matos Ferreira, da 2ª Vara Civil de Macaé. O magistrado aceitou o pedido  de medida cautelar, solicitado pela Prefeitura de Macaé. A alegação é que o processo licitatório beneficiou o empreendimento da Prumo Logística (ex-LLX), do empresário Eike Batista, que está sendo construído em São João da Barra, no Norte Fluminense.

Para o presidente Eduardo, o terminal de Barra de São João (Porto do Açu) foi mesmo beneficiado, já que recebeu da Petrobras isenção do custo operacional (0%), enquanto Macaé foi sobretaxado em 17%, sem qualquer justificativa. “Estou estarrecido com tal conduta. Nunca vi nada do tipo. A fraude é tão flagrante que em menos de três horas o juiz emitiu a sentença”, disse.

 

Eduardo ainda acrescentou que há quase R$ 2 bilhões em serviços não licitados, favorecendo o Porto do Açu. “O processo é feito por meio de carta convite, com empresas previamente escolhidas”. O parlamentar manifestou todo o seu descontentamento com os responsáveis pela licitação, que, na sua opinião, achincalharam a cidade que abriga a Petrobras há 37 anos, suportando os devastadores impactos da exploração do petróleo.

 

A licitação prevê a contratação de seis berços de atracação (embarque e desembarque de cargas) para embarcações marítimas que fazem transporte offshore. A estatal deve apresentar  em 15 dias o projeto básico, com todos os cálculos e justificativas quanto ao critério usado para definir os custos operacionais das cidades listadas no processo licitatório.

Leia a moção de repúdio na íntegra.

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.