Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara aprova projeto que institui nova atribuição para os guardas municipais

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]
 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O PL foi aprovado com duas emendas parlamentares: dos vereadores Júlio César de Barros e Welberth Rezende.</span>

O Projeto de Lei Complementar 08/2014, de autoria do Executivo, que transfere para os guardas municipais a função de fiscalizar o comércio informal na cidade, foi debatido e votado na sessão extraordinária desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Macaé. O PL foi aprovado com duas emendas parlamentares, dos vereadores Júlio César de Barros (PPL) e Welberth Rezende (PPS).
 

A emenda do Julinho do Aeroporto propõe indenização extraordinária para os guardas municipais, caso haja aumento na arrecadação e redução do comercio informal. “Essa foi a maneira que eu encontrei para atender a reivindicação dos guardas”, justificou Júlio César.
 

Já a emenda de Welberth Rezende, estende a função de fiscal a todos os servidores da Guarda Municipal. “No projeto original, os oficiais não receberiam a atribuição de fiscalizar o comércio informal. Apenas propus a correção dessa distorção. Assim, os oficiais podem comandar operações dessa natureza, além de também poderem receber a indenização extraordinária pelo desempenho da nova função”, explicou.
 

As emendas seguem para a avaliação do prefeito Aluízio Santos Jr. (PV), que pode sancionar a Lei com as suas respectivas emendas ou vetá-las e encaminhar os vetos para a apreciação do Legislativo.
 

De acordo com o líder da bancada governista, Júlio César, a proposta do Governo é desonerar os fiscais de posturas, que possuem um efetivo de 40 profissionais, enquanto a Guarda conta com aproximadamente 700 servidores. Dessa forma, os fiscais podem concentrar-se em funções como a legalização do comércio, que gera aumento de receita para a administração pública.
 

Embora o projeto tenha sido aprovado por unanimidade entre os parlamentares presentes, as emendas receberam dois votos contrários: dos vereadores Eduardo Cardoso (PPS) e George Jardim (PMDB).
 

“Votei contra porque não é atribuição dos vereadores legislar sobre matérias que impliquem na criação de novas atribuições para os servidores ou que gerem encargos financeiros para o município. E como sei que isso não é legal, não quero, mais tarde, ter que votar contra mim mesmo e a favor do veto do prefeito, caso ele decida vetar. Mas isso não quer dizer que não apoio a luta dos guardas, muito pelo contrário, a reivindicação é justa e legítima”, esclareceu o presidente Eduardo Cardoso.

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.