Câmara de Macaé incentiva servidores e população a doarem sangue

Ana Carolina Badini reforça importância da campanha (Foto: Tiago Ferreira)

Uma equipe do Hemocentro de Macaé esteve na tarde desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal, para falar com os funcionários do Legislativo sobre a Semana do Doador de Sangue – campanha nacional realizada, anualmente, na última semana de novembro. Na ocasião, o médico hematologista Adelmo Dalmas Gabriel, atual responsável pelo Hemocentro, proferiu a palestra “Doação de Sangue: importância, cuidados e restrições”.

Com a chegada das festas de final de ano, o número de doações de sangue diminui em todo país, além de aumentarem os acidentes nas estradas no período de dezembro a fevereiro. Por esse motivo, os hemocentros intensificam as campanhas de doação de sangue, a fim de assegurar o estoque de segurança, capaz de atender as demandas até o Carnaval – época em que as doações costumam ser reduzidas para 1/3.

A iniciativa de trazer a palestra para os funcionários foi do setor de Saúde do Legislativo, que contou com o apoio da atual gestão para incentivar os colegas a salvarem vidas. A enfermeira Ana Carolina Badini explicou que os doadores de sangue serão liberados das suas atividades na data do ato e poderão agendar um segundo dia de folga junto ao seu chefe imediato, conforme estabelecido por lei. “Mas antes de doar, o servidor deve combinar a data previamente com a sua chefia para evitar o esvaziamento do setor ou prejuízos ao trabalho”, recomendou.

Para Adelmo, o incentivo é fundamental e deve partir tanto das organizações quanto dos cidadãos. “Além de doar, queremos que cada um aqui se torne um multiplicador da ideia, a fim de formarmos um corpo de doadores regulares”. O sangue coletado na cidade atende pacientes com câncer, que fazem hemodiálise, bebês prematuros e acidentados de modo geral, além de suprir a necessidade em cirurgias diversas.

Quem pode doar

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode ser um doador de sangue. Basta ter boa saúde e pesar mais de 50 kg. Os menores de idade precisam estar acompanhados dos seus responsáveis e os maiores de 60 anos só podem doar se já o tiverem feito antes de completar 60. O Hemocentro de Macaé funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h. O endereço é Rua Dr. Bueno 40, Imbetiba. O telefone de contato é o 2796-1756. Quem quiser ter um atendimento mais ágil, pode agendar a doação aqui.

Foto: Tiago Ferreira

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.