Câmara inaugura sistema de geração de energia solar

Cesinha e Welberth louvaram defesa ambiental e energia sustentável (Foto: Tiago Ferreira)

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (8), no Legislativo macaense, o sistema de geração de energia solar da Casa. São 756 placas captadoras instaladas no teto do prédio e sobre uma estrutura que funcionará também como estacionamento coberto para 40 vagas. “Evitaremos 225 toneladas anuais em emissão de gás carbônico” disse o presidente Cesinha (Pros).

Ao comentar sobre a poluição que seria causada se a energia da sede fosse produzida convencionalmente, Cesinha informou que a Câmara Municipal é a pioneira do Estado e está entre as primeiras do Brasil, a implantar o sistema. Segundo o diretor geral Maurício de Castro, essa é “possivelmente a nossa maior obra desde a construção da nova sede”.

O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) louvou a iniciativa. “Não podemos negociar o que é inegociável, e a defesa do meio ambiente é inegociável”. Ele também anunciou que expedirá decretos para limitar o uso de ar-condicionado e luz elétrica na administração da cidade. Já o secretário de Políticas Energéticas, Thiago Rocha Gomes, disse que a prefeitura deverá adotar energia solar em breve, começando pelas unidades das pastas da Saúde e Educação.

Professor Michel (Patriota) foi um dos grandes incentivadores da ideia. “Quando assumi a relatoria da Comissão de Meio Ambiente, me empenhei em abrir os caminhos”. Edson Chiquini (PSD) foi autor de projeto de lei que prevê o uso de energia solar em prédios públicos. “Tenho em casa e gostaria que todas as pessoas pudessem ter, pois a economia é enorme”.

Economia de R$ 800 mil por ano

Segundo Henrique Mendes Carvalho, diretor da empresa responsável pela obra, serão economizados pelo menos R$ 800 mil anuais. A expectativa é que o investimento da Câmara tenha retorno em até cinco anos.

 Estavam presentes além dos vereadores e autoridades, assessores e funcionários do Legislativo. Egberto Santuchi Rocha, do Almoxarifado, afirmou: “É muito importante o uso de fontes renováveis de energia para termos um desenvolvimento sustentável”.

Dinarte Santos, da Segurança, mestre em engenharia ambiental, elogiou o empreendimento. “Foi feito um uso muito eficiente do espaço da Câmara”.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.