Entre outras matérias, o Legislativo Macaense aprovou nesta terça-feira (14) proposições de Iza Vicente (Rede), George Jardim (PSDB), Alan Mansur (Cidadania) e Luiz Matos (Republicanos). Iza apresentou requerimento pedindo à Secretaria de Saúde relatório sobre casos de violência obstétrica. “Temos uma lei que obriga o registro desses crimes”.
Segundo ela, o objetivo da proposição é que a legislação proteja também pessoas que não tenham a mesma habilidade para uso das redes sociais, demonstrado em situação recente, na qual um homem denunciou abusos contra a esposa. A proposta vem na sequência de providência que a vereadora pediu sobre o caso.
Já George cobrou, por meio de uma indicação ao Executivo, equipe permanente de zeladoria e manutenção para cemitérios da Bicuda Pequena, Cerro Frio, Laje de Macaé, Baião e Bicuda Grande. Segundo ele, a deterioração é grande, e em Cerro Frio o muro caiu. “Os zeladores praticamente fazem apenas a capina. Acontece até de familiares terem de sepultar seus próprios entes queridos”.
Mansur obteve aprovação para requerimentos à prefeitura solicitando gratificação a funcionários por trabalho em área de risco e difícil acesso em escolas da Fronteira. Ele também pediu cobertura de valão na Ajuda de Baixo, entre outras solicitações.
Brinquedos para praça e pedido de carro fumacê
Das proposições de Matos, destacou-se a indicação para novos brinquedos e academia numa praça de Itaparica. Entre as feitas por Paes, o destaque foi um pedido à Secretaria de Saúde para que carros fumacê sejam enviados ao Bosque Azul, Ajuda de Baixo e Região Serrana. Confira aqui a íntegra da sessão.