Confira destaques da sessão desta terça-feira (21)

Foto: Tiago Ferreira

Na sessão desta terça-feira (21) da Câmara de Macaé foram temas de deliberação o refinanciamento de dívidas com a prefeitura, saúde da mulher, Estratégia de Saúde da Família (ESF), problemas da fiação elétrica e de telecomunicações, além do saneamento/abastecimento de água na Serra.

Refinanciamento

Teve aprovação unânime o regime de urgência para o Programa de Refinanciamento Municipal (Refim), pelo qual é dada a possibilidade de novos prazos e parcelamentos de dívidas com a prefeitura, como as do IPTU, por exemplo. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 007/2022, do Executivo, aguardará emendas dos vereadores até esta sexta-feira (24). O presidente Cesinha (Pros) solicitou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que prepare o PLC para ser votado na quarta-feira (29) da semana que vem.

Saúde da mulher

O Projeto de Lei 45/2022, de Professor Michel (Patriota), que garante atendimento psicológico a grávidas e puérperas (mulheres no pós-parto) foi aprovado por unanimidade. “Tive uma filha durante a pandemia e vi o que uma mãe pode sofrer após dar à luz”, comentou. Iza Vicente (Rede) parabenizou Michel e lembrou a causa contra a violência obstétrica e também a necessidade de incentivar a Rede Cegonha, programa de atendimento integral à mulher e à criança no início da vida.

Incentivo à ESF

Reginaldo do Hospital (Podemos) obteve a aprovação de dois requerimentos sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Um deles propôs a elevação salarial dos médicos e enfermeiros dessa modalidade. “Não é justa a grande diferença do valor que esses profissionais recebem em relação aos que cumprem plantão”. A outra proposição foi no sentido de solicitar ao governo a reativação da unidade da ESF nas Malvinas.

Perigos causados pelos fios

Luiz Matos (Republicanos) apresentou outro requerimento aprovado, para o cumprimento da legislação que obriga a Enel e empresas de telecomunicações a manter a fiação urbana segura e sem causar poluição visual, e que não tem sido obedecida. “Quem fiscaliza as concessões? Já perdemos uma pessoa recentemente devido a essa situação”, protestou, referindo-se ao jovem motociclista morto em maio, degolado por um fio em baixa altura.

Água e esgoto na Serra

No Grande Expediente, Cesinha mencionou a agenda na Serra Macaense, com o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) e os vereadores Paulo Paes (União Brasil), George Jardim (PSDB) e José Prestes (PTB). “Estamos muito satisfeitos com a captação e ampliação da rede de esgoto em Córrego do Ouro”, disse ele, comentando também melhorias em outras localidades da Serra.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.